Secretaria da Agricultura e IICA discutem parceria para o desenvolvimento sustentável da agropecuária gaúcha

0
353

Representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) estiveram no Rio Grande do Sul para conhecer mais de perto os serviços, trabalhos e pesquisas desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Na pauta, a busca de uma produção mais sustentável da agropecuária, em especial do arroz, além de assuntos relacionados à água.

Publicidade

Na sexta-feira (7/7), a agenda foi marcada por uma reunião entre o vice-governador Gabriel Souza, o secretário da Agricultura, Giovani Feltes, o representante do Instituto no Brasil, Gabriel Delgado, e o diretor de projetos do IICA, Fernando Henrique Kohlmann Schwanke.

“A sustentabilidade tem sido cada vez mais exigida no mercado internacional e o Rio Grande do Sul busca o protagonismo neste tema, inclusive na produção primária. Já temos grandes avanços no campo das energias sustentáveis no Brasil, com o hidrogênio verde e energia offshore, que podemos estender a outros setores. Precisamos trabalhar com equilíbrio entre o avanço tecnológico, a produção rural e o cuidado com o meio ambiente”, destacou o vice-governador.

Publicidade

O IICA é um organismo especializado em agricultura do Sistema Interamericano que apoia os esforços dos Estados em sua busca pelo desenvolvimento agrícola e pelo bem-estar rural. O Instituto tem ampla experiência em temas como tecnologia e inovação para a agricultura, sanidade agropecuária e inocuidade dos alimentos, comércio agropecuário internacional, agricultura familiar, desenvolvimento rural, gestão dos recursos naturais e bioeconomia.

“O IICA é uma instituição reconhecida internacionalmente e que pode auxiliar ainda mais o Estado numa produção agropecuária sustentável. O Rio Grande do Sul tem certo protagonismo em algumas culturas produzidas, frente ao Brasil, e uma delas é o arroz. Queremos estreitar essa relação entre o governo do Estado e o Instituto para que parcerias possam ser geridas e construídas para fortalecer a produção gaúcha”, afirma o secretário da Agricultura, Feltes.

Delgado, representante do IICA no Brasil, esteve também em visita ao Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e ressaltou a importância da cultura. “O arroz está entre os alimentos mais importantes do mundo. Temos projetos importantes que podem não só melhorar, mas fortalecer a produção de arroz no Rio Grande do Sul e mostrar esse potencial para outros países”, ressalta.

Conhecendo a cultura do arroz

Na quinta-feira (6/7) a tarde foi quando os representantes do IICA, junto com o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Márcio Madalena, visitaram o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha.

O diretor de projetos do IICA, Schwanke, destacou a construção de um projeto piloto que está sendo liderado pelo Instituto para a redução de metano na produção de arroz. “O Brasil precisa estar nesse projeto e viemos oficializar essa conversa com o Irga, que nos apresentou uma série de pesquisas e tecnologias da instituição que levam à mitigação desse gás. Queremos que o Rio Grande do Sul lidere esse projeto de redução do metano nas lavouras, para isso teremos reunião com o Ministério da Agricultura”, destaca.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação