Sustentabilidade e compra de energia no mercado livre estarão em debate na Casa do Cooperativismo na Expointer

0
298

ESG, sucessão familiar e governança também estão entre os destaques da programação do Sistema Ocergs no Palco Pitch Coop

O Sistema Ocergs terá uma ampla programação para os visitantes e cooperados durante a 46ª edição da Expointer, que começou neste sábado (26), em Esteio. Temas ligados à sustentabilidade e ESG estarão em destaque com a palestra sobre a compra de energia no mercado livre, promovida por cooperativas do setor no próximo dia 30, 10h30. “A partir da expertise em geração e distribuição de energia, nossas cooperativas do setor conseguem disponibilizar as melhores técnicas para consumidores de média e alta tensão, auxiliando empresas no planejamento e nas transações de compra de energia no mercado livre. A sustentabilidade da cadeia do negócio cooperativo é o que desenvolve as comunidades.”, observa o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

Publicidade

Outros destaques serão a palestra Mulheres no Cooperativismo, que fará um resgate do trabalho e do papel da participação feminina no setor, no dia 31, a partir das 15h; e o debate sobre sucessão familiar, discussão prevista para o dia 1º de setembro, a partir das 13h30, com a participação de um pai e uma filha falando sobre gerações e a sua experiência sobre o sistema cooperativista. Outros temas de relevância serão as relações governamentais para o universo do cooperativismo, em palestra com Cleber Benvegnú, jornalista e sócio-fundador da Critério,  na terça-feira (29), às 13h30; e o cooperativismo responsável, com o diretor de Comunicação Corporativa da Critério, Cézar Freitas, no dia 1º às 9h30.

Toda a programação se desenrola no Palco Pitch, montado com o propósito de promover discussões com especialistas e autoridades sobre soluções econômicas, governamentais e políticas, além de apresentações culturais. “Ao longo de toda a programação queremos apresentar o setor, proporcionando um local acolhedor e humanizado e que mostre a força de transformação, desenvolvimento e inovação do ambiente cooperativo”, destaca Hartmann.

Publicidade

A Casa do Cooperativismo, localizada no acesso principal ao Parque de Exposições Assis Brasil, foi totalmente reformulada para receber visitantes, representantes do setor e autoridades, além de realizar eventos importantes do calendário do cooperativismo gaúcho. O intuito é proporcionar aos visitantes uma experiência única em meio ao que é produzido dentro das cooperativas, além de uma viagem no tempo pela trajetória do cooperativismo gaúcho.

O sistema cooperativo gaúcho:

As cooperativas gaúchas registraram faturamento recorde, com R$ 81,9 bilhões em 2022, um incremento de 14,9% frente ao ano anterior. Os dados integram o levantamento  Expressão do Cooperativismo Gaúcho (ano-base 2022) e confirmam a posição de destaque do setor no Rio Grande do Sul. Hoje, o sistema reúne mais de 3,5 milhões de associados, principalmente dos ramos agropecuário, saúde, crédito e infraestrutura.

A estimativa é que, para os próximos cinco anos, o setor seja responsável por 100 mil empregos diretos e invista R$ 300 milhões em capacitação até 2027. Os dados integram o RSCOOP150, plano estratégico do cooperativismo gaúcho para os próximos cinco anos. O plano reforça a estratégia de médio e longo prazos de desenvolvimento, com planejamento e investimentos, profissionalização, inovação e modernização da gestão, buscando a sustentabilidade econômica, social e ambiental das cooperativas e das pessoas que vivem no seu entorno.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Fotos: Sistema Ocergs