O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, visitou o Vale do Taquari, neste fim de semana, para anunciar um pacote de recursos federais destinados a auxiliar os municípios afetados pela enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul. Durante a coletiva de imprensa, o gestor destacou a importância da mobilização da sociedade civil e agradeceu aos voluntários que estão desempenhando um papel fundamental na recuperação das áreas afetadas.
Alckmin ressaltou a prioridade absoluta dada pelo presidente Lula à parceria com a população e a região e destacou a presença dos ministros Paulo Pimenta e Waldez Góes, além das Forças Armadas, com mais de 900 militares, seis aeronaves, barcos, botes, tratores, caminhões e um batalhão de engenharia. O vice-presidente também mencionou a criação de um comando militar unificado, sob orientação do comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, para coordenar as operações de socorro e reconstrução.
Além dos recursos governamentais e do apoio das Forças Armadas, Geraldo Alckmin fez questão de destacar a atuação dos voluntários que têm se deslocado de diferentes partes do estado, incluindo Porto Alegre, para oferecer ajuda nas tarefas de limpeza e reconstrução. O presidente em exercício elogiou a solidariedade demonstrada por esses cidadãos, enfatizando que “o importante na vida não é ser o primeiro, o importante na vida é ser bom“.
Essa mensagem de solidariedade e união também trouxe à memória do presidente a história de seu filho mais novo, Thomaz Rodrigues Alckmin, que faleceu em 2015 em um trágico acidente de helicóptero em Carapicuíba, na Grande São Paulo. A tragédia pessoal de Alckmin reforçou sua compreensão de que o verdadeiro valor está em ser bom e em ajudar o próximo.
“Ele foi visitar o avô. Meu pai perguntou se Thomaz estava bem. Era jovenzinho, estudante. Ele falou que não. Que eu e a mãe dele estávamos brabos, já que as notas na escola não estavam tão altas. Meu pai respondeu: ‘Guarde o seguinte. Você é um menino bom. Você gosta de criança. Você pega Dona Margarida no colo. Ela era a mãe de uma irmã de criação nossa que ficou cega. Gosta de cachorro. O importante na vida não é ser o primeiro, o importante na vida é ser bom. Como tem gente boa no Rio Grande do Sul”, falou Alckmin.
Fonte: Portal Arauto