A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul abriu um canal de cadastro para profissionais de saúde voluntários para atendimento à população nos municípios do Vale do Taquari afetados pela enchente, o SOS Vale do Taquari.
Conforme o Governo do Estado, os municípios precisam de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, com disponibilidade de carga horária para compor um banco de profissionais. Eles poderão ser convidados a atuar em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde que estão sendo reestruturados após as enchentes.
Ao preencher o formulário, o profissional de saúde autoriza que seus dados sejam disponibilizados pela SES para a gestão dos municípios e instituições de saúde, caso haja necessidade de substituição ou ampliação da força de trabalho.
O cadastro não garante o chamamento do profissional e não gera vínculo empregatício com o Estado do Rio Grande do Sul. São mais de 340 mil pessoas afetadas em 92 municípios em situação de calamidade pública, de acordo com os dados divulgados pela Defesa Civil nesta segunda-feira (11), às 12h. A iniciativa da pasta busca manter a mobilização e o apoio a essas populações.
Fonte: Governo do Rio Grande do Sul