Ocorreu em Vera Cruz, na última quarta-feira, 15, o 4º Encontro de Vereadoras do Vale do Rio Pardo. Ainda durante a manhã, as vereadoras participaram da reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal do Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Durante a atividade, uma comissão entregou aos prefeitos presentes um manifesto que pede a criação de uma Casa de Acolhimento Regional para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.
O documento foi apresentado pelas vereadoras de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber (PTB), de Venâncio Aires, Sandra Helena Wagner (PSB) e Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), de Encruzilhada do Sul, Cristina Boni (PTB) e a Coordenadora Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Salete dos Passos Faber.
“Estamos aqui juntamente com a Fetag, pleiteando um centro regional para acolhimento de mulheres vítimas de violência na região”, explicou a vereadora Nicole Weber, que relembrou que uma comitiva esteve em Brasília para obter recursos para a construção desta casa.
“Em Santa Cruz do Sul, nós já temos uma casa de passagem, inclusive agora está iniciando a construção do espaço próprio, então estamos bem. Mas como ficam as mulheres destes outros municípios, que não possuem essa estrutura e esses recursos? Apesar de nosso município já possuir, reconhecemos a importância social que ela representa e por isso apoiamos que os demais municípios também o tenham”, concluiu.
O Encontro das Vereadoras iniciou às 13h30 na Câmara de Vereadores de Vera Cruz, recepcionado pela vereadora Vaneila Helfer (PSB). Participaram do evento no Plenário Ervino José Schaefer cerca de 20 parlamentares de Vera Cruz, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado, Vale do Sol, Arroio do Tigre, Encruzilhada do Sul, Sinimbu e Rio Pardo.
Por Paola Severo – Assessora da vereadora Nicole Weber (PTB)