AAPECAN lança campanha “Verão Laranja” com objetivo de orientar e prevenir sobre o câncer de pele

0
608

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) lança a campanha “Verão Laranja” que tem como foco principal colocar na rua ações educativas e preventivas ao Câncer de Pele. Esse ano, a Associação levará ao produtor rural, que diariamente, faça chuva ou faça sol, inverno e verão, enfrenta o Sol já nas primeiras horas do dia, a importância de se prevenir e o que fazer para se proteger de doenças relacionadas à pele.

No verão, é preciso ficar atento aos horários de exposição ao sol e à hidratação. Protetor solar é item obrigatório nessa época do ano, assim como usar chapéu, óculos de sol e roupas que cubram o corpo. Essas e outras informações estarão nas redes sociais da entidade, bem como em materiais informativos que serão distribuídos para a população em ações diversas, na praia, no campo e na cidade, com objetivo de chamar a atenção para os cuidados durante a estação mais quente do ano.

Em 2022, o Brasil deve registrar em torno de 625 mil novos casos de Câncer, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), destes, em torno de 30 % são de pele (Melanoma e Não Melanoma). Número que reforça o quão significativo é o trabalho informativo da Aapecan, para alertar aos cuidados de prevenção e ao diagnóstico precoce – que elevam as chances de cura.  Na Aapecan Santa Cruz do Sul, dos 630 usuários ativos, 15 estão em tratamento para o câncer de pele.

Sobre a Aapecan Santa Cruz do Sul.

Nesse ano de 2022 a Aapecan completa 17 anos, e a Unidade nasceu para dar suporte a usuários de municípios das regiões do Vale do Rio Pardo, Centro-Serra, Carbonífera e a cidade de Cachoeira do Sul, que precisam ir até Santa Cruz do Sul fazer tratamento.

O trabalho não se restringe apenas ao fornecimento de materiais, que passa por avaliação da equipe do Serviço Social e Psicologia. Os usuários ainda encontram na entidade, que possui sede própria, outros atendimentos e atividades, como: grupo de apoio, atendimento psicológico e social, oficina de artesanato, Reiki e culinária – além de oficinas de alfabetização e brechó.

A Casa de Apoio inaugurada em outubro de 2011 oferece hospedagem gratuita aos usuários cadastrados e acompanhante de segunda a sexta-feira e dispõe de dormitórios climatizados, higienização, sala de convivência com TV e quatro alimentações diárias. A capacidade é para 20 pessoas. Mais de 2.100 usuários já foram atendidos pela Aapecan Santa Cruz do Sul desde sua inauguração.