AGENDA

0
1197

EXPECTATIVAS

        Você já experimentou não ter expectativas?

        Primeiro vamos traduzir isto em outras palavras: expectativa quer dizer condição de quem espera que algo aconteça, baseando-se em probabilidades.

        Pois bem, então vamos transferir tudo isso em esperar expectativas de outras pessoas e não nas coisas simples da vida, como por exemplo ter uma expectativa de que, com o céu nublado, vai chover…

        Quem dera nós soubéssemos “conjugar” a situação de não “esperar” nenhuma expectativa de qualquer pessoa que seja.

        Tenho certeza absoluta de que todos nós seríamos muito mais felizes.

        Ou seja, o quanto de sofrimento, de angústia, de apreensão existem no simples fato de que esperamos, do verbo esperar e não do verbo “esperançar” (segundo Paulo Freire), que significa ir atrás, de não desistir, de construir…para que alguém faça algo de bom, diga algo de bom e isso não acontece?

        Sim, esperar alguma coisa de alguém é muito relativo.

        Seja de onde for, seja de onde vier.

        Porque nem sempre as coisas acontecem do jeito e da vontade de que esperamos e, daí, é lógico que podemos nos frustrar e bastante com isso.

        Complicado, mas é muito real.

        Está fácil de entender?

        Senão vejamos: você cria muitas expectativas com o que uma pessoa possa te surpreender positivamente, você acredita que tudo vai dar certo naquilo que esperas, que almejas e, num dado momento as coisas não acontecem com os teus desejos…qual a tua reação?

        Logicamente, haverá uma grande frustração, pois em torno do negativo, da decepção, acredito que ninguém criaria qualquer tipo de realização (expectativa) de um acontecimento e, portanto, surgem momentos decepcionantes em tua vida.

        Não é muito melhor não “esperar nada de ninguém”?

        Justamente porque expectativas sempre machucam, e a vida é muito curta para dispensarmos tempo com isso.

        Sim, é verdade, pois ter o desprendimento desse sentimento, ou seja, não esperar nada de ninguém, é um exercício muito difícil, todavia, somente com a prática diária é que conseguiremos chegar lá, e daí, você vai ver como as coisas são muito melhores.

        Num simples exemplo: se a pessoa ficou de ir te visitar no dia tal, na hora tal…simplesmente não espere, não crie expectativas daquilo que você sabe que pode não acontecer, principalmente para você não se frustrar e, também para não colocar nessa pessoa, toda a sua malquerença, seu rancor, pois você deixou de cumprir outros compromissos para esperar.

        Simples assim.

        O exemplo dado é muito singelo, modesto e até ingênuo, todavia existem outras situações que são muito mais “periclitantes e contundentes” e, merecem o seu desapego.

        Tenho certeza de que você entendeu…viver livre, leve o solto.

        Seja próspero em teus sentimentos.

        É na coleção de pequenos e bons momentos que transformamos as nossas vidas muito mais felizes.

        Viva a vida para você!