Alunos do Instituto Gomercinda são finalistas do Hackatchê Robotics

0
832

A emoção tomou conta da comunidade escolar no Instituto Estadual Educacional Gomercinda Dornelles Fontoura na manhã da última sexta-feira, 15 de março.
O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Chiquinho, chegou bem cedo no educandário para anunciar que três alunos orientados pelo professor Theo Mariano da Rocha Pires estavam na final do HackaTchê Robotics Seduc-RS 2024.

Publicidade

O HackaTchê é uma maratona da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) que integra estudantes e professores da rede estadual a experiências em um ambiente de criação nas áreas de tecnologia e inovação. O projeto valoriza práticas docentes e a conexão dos alunos do Ensino Médio às soluções tecnológicas e ao ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, incentivando os estudantes a explorarem ideias e soluções voltadas para a melhoria do dia a dia da rede estadual.

O HackaTchê chega à sua terceira edição e em 2024 traz novidades para os diferentes públicos da Rede Estadual. Neste ano, a competição possui pelo menos duas categorias de destaque. São elas: o HackaTchê Business e o Robotics. O primeiro é o tradicional, com a final no South Summit Brazil com os alunos do Ensino Médio, em 21 de março.
O segundo é focado nos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a final será realizada no Gramado Summit, que acontece entre 10 e 14 de abril.

VENCEDORES DA 6ª CRE
Os alunos Bernardo Castilho Job, Guilherme Rosa Cardoso Fabrício Amaral Franck, do 7º ano do Instituto Educacional Gomercinda Dornelles Fontoura e integrantes da equipe CyberGomercinda, são um dos cinco finalistas do HackaTchê Robotics no Rio Grande do Sul.
“Vibrem muito, porque vocês são um dos cinco classificados para a próxima etapa do HackaTchê.

Entre 27 mil estudantes do Estado, a equipe CyberGomercinda estará competindo para ser a primeira equipe campeã da competição estadual de robótica do Rio Grande do Sul”, disse o coordenador Chiquinho ao anunciar que os alunos da Gomercinda estavam na final.

Publicidade

Os três alunos são orientados pelo professor Theo Mariano da Rocha Pires que ficou emocionado quando ouviu o coordenador anunciando o resultado.

“É um trabalho que fazemos com muito amor e comprometimento e ver o resultado sendo premiado na nossa regional, é uma emoção muito grande. Nossos alunos estão de parabéns”, destacou Theo agradecendo o grande apoio que recebe da equipe diretiva da Gomercinda e também dos pais dos alunos. “Só tenho a agradecer pelo apoio que é fundamental para chegarmos onde estamos chegando”, disse.

A diretora Rita de Cássia de Oliveira Pogozelski também estava emocionada e reuniu alunos e professores do educandário para juntos receberam a notícia da premiação. “Isso mostra que estamos no caminho certo de tudo o que fazemos como educadores dentro do Instituto Gomercinda. Estamos muito felizes”, disse a diretora.

A grande final acontece durante o Gramado Summit, nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2024. Cada equipe terá que desenvolver, usando apenas os componentes que compõem o kit que foi entregue na manhã dessa quinta-feira pelo coordenador Chiquinho, uma solução que desempenhe atividades específicas em uma arena.

Durante o Gramado Summit cada equipe deverá, apresentar para uma banca avaliadora um material teórico referente à temática da competição. As três melhores pontuações do HackaTchê Robotics serão premiadas com kits de robótica utilizados em competições internacionais, além de apoio para inscrição na maior disputa do segmento do mundo para estudantes, a First Robotics Competition, que acontece na Espanha.

Desde já convocamos toda a comunidade encruzilhadense para torcer por esses jovens estudantes que representam o Instituto Gomercinda Dornelles Fontoura e a cidade de Encruzilhada do Sul.

Texto e fotos: Cristina Boni