Biblioteca Municipal passa a se chamar Dione Teixeira Borges

0
158
O Executivo Municipal, por meio da SMECD (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto), através do Departamento de Cultura, encaminhou à Câmara de Vereadores e obteve aprovação da Lei que altera o nome da Biblioteca Municipal para Dione Teixeira Borges Moreira, em reconhecimento público a uma grande personalidade encruzilhadense.
Dione Teixeira Borges Moreira nasceu em 30/09/1926 na cidade de Encruzilhada do Sul. Formou-se em Direito pela UFRGS e em Filosofia pela PUC-RS, demonstrando sempre um conhecimento vasto e carisma exuberante.
Publicidade
Além disso, foi Secretária Municipal de Cultura e autora de três livros intitulados “Memórias Encruzilhadenses”, nos quais conta a história de Ozy Teixeira, Humberto Fossa e Gastão Gonçalves Lopes.
Publicidade
Dione também foi a Rainha do Centenário de Encruzilhada do Sul em 1949, além de ter exercido o magistério nas escolas Gomercinda Dorneles da Fontoura e Carlos Corrêa da Silveira (Ginásio), da qual foi uma participante ativa de sua criação pelo Governo do RS.
Foi incansável na luta pelos direitos sociais e prestou relevantes serviços à cultura, educação, história e política de Encruzilhada do Sul. Com esta homenagem, a Biblioteca Municipal se torna um lugar que representa não apenas a cultura e o conhecimento, mas também uma figura de referência que inspira e motiva a todos.
Fonte: Prefeitura Municipal