Cabanha Boeck traz grandes conquistas da 48ª Expoingá, no Paraná

0
358

O touro Boeck Âncora 04, tatuagem 04, do box 01, pertencente ao criador Everton Oliveira Boeck, da Cabanha Boeck, de Encruzilhada do Sul, foi consagrado Grande Campeão da raça Devon na edição da Expoingá, que encerrou no domingo (15) em Maringá (PR). O título de Reservado de Grande Campeão foi para o reprodutor de tatuagem 529, box 06, de Gilson Barreto Hoffmann, da Cabanha Santa Lúcia, de André da Rocha (RS).

Nas fêmeas, a dobradinha entre às duas cabanhas se inverteu, com a Santa Lúcia levando o Grande Campeonato pela vaquilhona Sombrinha de Santa Lúcia 2906, tatuagem 2906, box 4, de Soely Barreto Hoffmann. A Reservada de Grande Campeã foi para Boeck Aurora 03, tatuagem 3, box 3, da Cabanha Boeck, de Everton Oliveira Boeck. Em uma tradição da Expoingá, ao final do julgamento, no início da noite da sexta-feira (13), também foram concedidos os prêmios de Melhor Criador para Gilson Barreto Hoffmann e de Melhor Expositor para Everton Oliveira Boeck.

Para o jurado Lucas Teixeira Hax, diretor técnico da ABCDB, a raça Devon estava muito bem representada na Expoingá. “São animais muito bem apresentados de maneira geral. Fêmeas muito parelhas, com raça, volume e feminilidade. Touros muito raçudos, de biotipos diferentes e com muita estrutura e aptidão carniceira”, avaliou.

Os dois criadores comemoraram os resultados. “O touro é um animal que desde novo mostrou o seu potencial, segue evoluindo muito bem e acreditamos muito no futuro dele”, aposta Everton Oliveira Boeck. Para Gilson Barreto Hoffmann, o momento é de gratidão. “Agradecemos a Deus e a toda Equipe da Santa Lúcia pelo trabalho e dedicação que levaram a mais esta importante conquista, fruto de muito amor e dedicação para com a Raça Devon”.

Publicidade

A produção de carne, a genética da raça Bravon e o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne / Promebo foram tema de palestra, promovida em parceria da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) com a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). O diretor técnico da ABCDB, Lucas Hax e a superintendente da ANC, Silvia Freitas, conversaram com uma atenta plateia na Casa da Pecuária, no sábado (14/05). Ao final do evento, foi servido aos participantes um churrasco de Carne Devon Certificada, do Frigorífico São João, de São João do Itaperiú (SC), parceiro da Associação desde o início da certificação, em 2017. Para a Presidente da ABCDB, Simone Bianchini, a terceira participação na Expoingá foi mais um passo importante na expansão das raças Devon e Bravon. “A volta ao Parque Francisco Feio Ribeiro, depois de dois anos sem eventos devido à pandemia, foi uma injeção de ânimo ao setor da pecuária. Empenho e dedicação nunca faltaram aos criadores, trabalhamos para que os novos ventos nos levem para novas conquistas”, afirma a dirigente.

Fonte: Minuto Rural