Cisvale e Estado assinam convênio para implantação de Centro Regional de Referência em Autismo

0
279
O primeiro dia da 20ª Expoagro Afubra foi marcado pela assinatura do convênio entre o Governo do Estado e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) para implantação do Centro Regional de Referência em Autismo. Os centros fazem parte do programa TEAcolhe do governo do Estado, que busca organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento ao TEA no Rio Grande do Sul.

O ato contou com a presença da secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann. De acordo com ela, é motivo de emoção, já que sempre se buscou esse olhar carinhoso especial, técnico com as pessoas. “Conseguimos – graças à colaboração de muitos atores – constituir a rede de atenção ao autismo com muitas parcerias dos prefeitos. Não tem como deixar de reconhecer o papel do Cisvale que é uma referência em consórcio que atende de fato a saúde”, ressalta.

Publicidade

Devem ser atendidos no centro casos severos, graves e refratários, com encaminhamentos realizados pela rede de saúde dos municípios, que será corresponsável pelo acompanhamento do usuário e sua família. A entidade também deverá manter reuniões e estratégias de matriciamento com as redes de saúde, educação e assistência social da região, discutindo casos e realizando um atendimento compartilhado, em um trabalho interdisciplinar. O Cisvale irá realizar os atendimentos no Centro Regional de Especialidades Médicas (Crem) em Santa Cruz do Sul. Para isso, será adaptada uma sala terapêutica de integração sensorial, com o que há de mais moderno na área.

Fonte: Portal Arauto