Encruzilhadense recebe prêmio em São Paulo

0
2061
A encruzilhadense e auxiliar técnica do Curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Luciana Cassaboni, ficou em segundo lugar na Categoria Beneficiamento e Produto Final no 3º Prêmio Inovação Aquícola. O evento ocorreu no último dia 25, no 12ª Aquishow Brasil, em São José do Rio Preto, São Paulo.

Publicidade
Ao todo, 22 cases foram inscritos. Todos foram submetidos à análise de uma comissão, indicados pelas principais instituições do setor aquícola do País. Eles atribuíram notas de 1 a 5 aos trabalhos, conforme critérios de inovação explícitos no Manual de Oslo, publicado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Luciana apresentou o projeto, em parceria com a Unisc e Emater, “Inovando na Aquicultura com a Utilização de Peixes nas Sobremesas e Finger Foods” que levava a receita, invenção dela, de Pudim de Tilápia. Além disso, outras gostosuras como docinhos de vinho tinto e butiá recheados com tilápia carameliza, cheesecake de butiá com aguardente e alho negro coberto com tilápia caramelizada, finger foods e cuca salgada de tilápia.
“O projeto objetiva universalizar o consumo do peixe para as diferentes faixas etárias e sociais. Levando em consideração a produção de pescado regional, as receitas têm como base a utilização de tilápias, o que não interfere na utilização de outros insumos decorrentes da disponibilidade regional ou preferência de cada indivíduo. Além dos benefícios gerados ao consumidor, a apreciação de peixes em receitas da confeitaria e finger food ocasionam inúmeros impactos positivos à produção aquicultura regional tais como: a geração de renda e valorização do cultivo, atrelada ao fortalecimento da agricultura familiar, melhorias na qualidade de vida dos sujeitos e permanência no campo”, explica.
Publicidade
Receita de Pudim de Milho com Tilápia
Ingredientes para a calda:
2 xícaras (chá) açúcar
1 e meia xícara (chá) água
Ingredientes para o pudim
1 xícara (chá) ou lata de milho verde
3 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) ou lata/caixa de leite condensado
4 ovos inteiros
Ingredientes para a cobertura:
200 g de tilápia desfiada
200 g de açúcar refinado
Suco de limão a gosto
Modo de preparo:
1º- Prepare a calda, adicionando o açúcar e a água em uma panela, em fogo baixo, para cozinhar por 20 minutos ou até formar uma calda tipo xarope.
2º- Retire do fogo, espalhe em uma forma com buraco no meio e reserve.
3º – No liquidificador, bata o milho, o leite, o leite condensado e os ovos.
4º- Coloque a massa do pudim na forma caramelizada e leve ao forno médio preaquecido, em banho-maria, por 45 minutos.
5º – Para a cobertura, tempere os filés de tilápia com limão, asse e desfie.
6º- Coloque, em uma saltese ou frigideira, o açúcar até caramelizar, depois misture as tilápias desfiadas.
7º- Desenforme o pudim e espalhe por cima a cobertura.