Meu pet está saudável, preciso levar ao veterinário?

0
220

Por: Bruna Rodrigues – Médica Veterinária

Todos aqueles que possuem um animalzinho em casa sabem a importância da consulta ao veterinário em caso de suspeita de doença. Afinal, não existe indicação melhor do que levar o bichinho para quem entende e saberá identificar possíveis problemas. Mas, e se o animal estiver saudável e se comportando como sempre? Deve ser levado ao veterinário?

A resposta ainda é sim!

Como nós, que precisamos ir ao médico para fazer check-ups regulares, os pets também precisam desse monitoramento. A frequência da ida ao profissional vai depender principalmente da idade do seu bichinho.

⏳Períodos da vida:

• Na fase inicial, quando ainda filhote, o ideal são consultas mensais até os seis meses, período em que se toma todas as vacinas obrigatórias. Isso avalia o crescimento, ajuda a identificar casos de doenças crônicas e até mesmo a adequação de uma dieta equilibrada.

• Quando o cão ou gato se torna adulto, a partir dos sete meses, o ideal é que a consulta se torne anual. Assim, será tomado o reforço das vacinas. Também será avaliado o peso, a saúde dos pelos, bocas e ouvidos para detecção de possíveis bactérias ou parasitas.

• Quando se atinge os sete ou oito anos, o ideal passa a ser consultas semestrais. É comum que, com a idade mais avançada, alguns problemas passem a aparecer. E mesmo que não apareçam, o ideal é que se fique de olho. É possível que nessa fase o veterinário peça exames para verificar o funcionamento de órgãos internos de seu cão ou gato.

❗️Lembre-se que esse custo com saúde deve ser pensado ao adotar um bichinho, pois com a qualidade de vida não podemos brincar!