Pré-história Os Metais

0
185

Pois então, na pré história, a humanidade levou muito tempo para descobrir que a pedra, além de lascada, poderia ser polida. Ficou mais viável confeccionar machados, facas e lanças. Muito menos tempo levou para que se começasse a forjar metais. Cá para nós, uma enorme evolução.

Mas como era isso? Tenho essa curiosidade, afinal os metais são complicados de trabalhar.

O primeiro metal a ser utilizado foi o cobre. Consta que o cobre pode ser encontrado quase puro na natureza. Placas de cobre. E é maleável, então transformar o cobre em alguma coisa útil parece ter sido simples. Só que o cobre é mole, não produz ferramentas muito boas. Mas parece que logo se descobriu que o cobre pode ser derretido e forjado, formando peças mais bem acabadas. E parece que foi numa dessas forjadas que foi utilizado um pedaço de cobre sujo, quer dizer, tinha estanho junto. No processo de aquecimento e forja, o resultado foi um instrumento produzido que era muito mais duro.

Acho que aqueles homens primitivos eram muito observadores, e perceberam qual tipo de material sujo deveriam utilizar. E dessa mistura de cobre e estanho produziram o bronze. A primeira liga metálica.

O próximo passo foi o ferro. Só que o ferro não é encontrado em estado de pureza como o cobre. São minerais que possuem boa quantidade de ferro, e dali ele tem que ser extraído. Achei impressionante a informação que encontrei: os primeiros objetos produzidos com ferro foram feitos utilizando meteoritos. Sim, alguns meteoritos são praticamente ferro puro.

O ferro não liquefaz com o calor, fica vermelho e maleável. Como já se conhecia o processo de fabricação do bronze, entendo que o sistema foi adaptado. Então, em algum lugar nossos antepassados encontraram minerais, as hematitas, ricos em ferro. Com o processo de aquecimento, malhação e esfriamento, conseguiam purificar o minério. Depois se descobriu que aquecendo o ferro no meio do carvão, malhando o produto e esfriando rapidamente, se conseguia produzir ferramentas e armas muito poderosas.

Estava inventado o aço.

Isso tudo se deu num espaço de tempo muito menor que o tempo necessário para passar da pedra lascada para a pedra polida. Dá para perceber que o conhecimento anda junto com a evolução do pensamento. Pensar que a humanidade levou dois milhões de anos para perceber que poderia polir a pedra. Então coisa de poucos milhares de anos depois já estava fazendo espadas de aço, e em menos tempo ainda pousou um robô em Marte, ao mesmo tempo que a primeira nave deixava o sistema solar e a inteligência artificial passou a confundir todo mundo na internet.

Onde isso vai parar?