Programa da PUCRS oferece bolsas integrais para o ingresso de mulheres na Ciência da Computação

0
342

Iniciativa em parceria com a empresa Poatek disponibilizará cinco bolsas integrais para o curso de Bacharelado em Ciência da Computação na PUCRS, além de bolsa-auxílio para as candidatas selecionadas

Para contribuir com a inserção de mulheres nas áreas relacionadas a tecnologia, a PUCRS e a empresa Poatek estão lançando a terceira edição do Programa Mulheres na Computação. A iniciativa oferece cinco bolsas integrais para o ingresso no curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Escola Politécnica da PUCRS, além de bolsa-auxílio mensal de R$ 1.200, para cada aluna, durante os três primeiros semestres do curso.

Para participar da seleção, as interessadas devem realizar a inscrição até o dia 11 de novembro, por meio do site do PUCRS Carreiras. Para concorrer às bolsas é necessário possuir renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. As candidatas passarão por etapas de entrevistas e deverão realizar a prova do Vestibular 2022 da PUCRS, no dia 5 de dezembro.

Inspiração de quem já está fazendo a diferença 

Atualmente no quarto semestre da graduação, a estudante Morgana Weber foi uma das aprovadas na primeira edição do Programa Mulheres na Computação. Ela destaca a relevância da ação para a sociedade e para a participação de mais mulheres na TI. “Por mais que a gente trabalhe e lute para mudar isso, ainda há poucas mulheres na computação e tecnologia da informação. Ações como essa são fundamentais para debatermos essa questão e ampliar a igualdade de gênero”.

Saiba mais sobre as etapas da seleção

11 de novembro: prazo final para registro de interesse no site do PUCRS Carreiras e envio da documentação (comprovação de renda familiar até 1,5 salário mínimo por pessoa e histórico escolar do Ensino Médio ou comprovante de nota do Enem);

15 e 19 de novembro: realização do teste de lógica;

22 e 26 de novembro: as candidatas aprovadas no teste lógico serão contatadas para entrevistas individuais, realizadas através de videochamada;

2 de dezembro: contato com as candidatas aprovadas nas entrevistas, para que possam finalizar seu processo de inscrição no Vestibular 2022.

As aprovadas no Programa serão contadas no mês de dezembro. A divulgação do resultado levará em conta os pré-requisitos do programa, o desempenho das candidatas em cada uma das fases do processo seletivo e a sua classificação no Vestibular 2022.

Sobre o curso 

O Bacharelado em Ciência da Computação na PUCRS oferece uma base sólida dos fundamentos da computação e uma visão profunda de temas como linguagens de programação, sistemas operacionais, redes e sistemas distribuídos, engenharia de software, inteligência computacional, computação gráfica e desenvolvimento de jogos.

A profissional diplomada estará habilitada para atuar na indústria de software e hardware. Também poderá se vincular a projetos de pesquisa, empreender e buscar oportunidades de carreira no exterior.