Silagem de repolho

0
356

A silagem é uma forma de armazenar de alimentos para os animais. Pode ser feita de diversos materiais, mas aqui na nossa região se usa quase que exclusivamente milho. Mas, como é feita a silagem? Para quem não sabe, a silagem é uma conserva, que se baseia na produção de ácidos a partir de uma fermentação anaeróbica dos açucares da planta. Anaeróbica significa sem ar. Por isso, para fazer a silagem, é necessário picar bem a palha e depois socar bem socado. Para fazer o ar sair. Se entrar ar, mofa.

O chucrute, ou sauerkraut, é uma iguaria associada à culinária alemã. Consiste de uma conserva feita com o repolho. Associado à culinária alemã, porque não é verdadeiro que foi inventado pelos alemães, visto saber-se que tem origem na china. Mas provavelmente foi aperfeiçoado e é muito consumido na Alemanha, e também nas casas onde residem descendentes de lá.

Sauerkraut, como se diz em alemão, significa hortaliça azeda. Sauer é azedo e kraut é hortaliça. Já o termo chucrute tem origem num dialeto falado na fronteira entre a França e a Alemanha. Como os alemães vinham por ali, na segunda guerra mundial, para invadir a França, o termo chucrute passou a ser o apelido dado aos soldados inimigos dos franceses. Um termo que ficou na história.

Para fazer o chucrute, é necessário picar o repolho bem fino. Depois, deixar descansar um pouco, a fim de eliminar um pouco de água, acrescentar sal e outros temperos que variam de cozinha para cozinha, e enfiar dentro de um vidro, bem socado. Depois, coloca-se uma folha de parreira e uma pedra em cima, para não afrouxar. Deixa um tempo para a fermentação e então vai para a mesa. É uma iguaria forte, mas muito ao gosto dos alemães. Entre os pratos preferidos para se comer com o chucrute, estão a salsicha bock, com mostarda. Ou então uma linguiça frita ou assada. Também o joelho de porco cozido, servido com batatas cozidas e chucrute, o famoso Eisbein. Esses pratos possuem um acompanhamento típico: a cerveja. Bebida tradicional da cultura alemã.

Interessante que o chucrute nasceu da mesma necessidade que criou o queijo, o salame, o vinho, as conservas em geral. A europa é um continente que possui fortes diferenças entre as estações do ano. Verão curto e quente e inverno muito frio. Longos invernos, onde não há produção. Com a neve, a terra fica gelada e nada pode ser cultivado. Como antigamente não havia geladeira, era preciso inventar formas de armazenar alimentos para os períodos em que não se podia produzir. E essa é a mola das invenções. Porque, assim como não se podia colher comida, também se precisava abrigar do tempo frio. E foi preciso desenvolver criatividade e capacidade de prever o futuro para prevenir-se do mau tempo.

E essas atividades eram necessárias para as pessoas e para os animais. Era preciso criar abrigo e guardar alimento. Dessa forma, chucrute e silagem são mais ou menos a mesma coisa. Não saberia dizer se chucrute é silagem de repolho ou se silagem é chucrute de milho.