Verônica Kimura é entusiasta do canto popular no Brasil

0
613

Vinda de uma geração que ajudou a adaptar o ensino de canto lírico para atender à demanda de canto popular, hoje Verônica dá aulas online, também de maneira inovadora, para alunos do Brasil e de outros países, com foco no canto afro-brasileiro.

Cantora, Compositora, Mestre em Música, Doutora em Educação. Como se não bastasse isso tudo, Verônica Kimura é, hoje, a primeira professora brasileira de canto popular a levar o ensino com foco no canto afro-brasileiro para fora do país. Seu primeiro curso 100% online foi realizado para alunos da Espanha, antes mesmo de começar a ser sucesso aqui no Brasil.

Filha de músico amador, crescida em meio a ensaios e bailes de carnaval, seu ingresso no mundo musical foi quase uma consequência natural. Musicista de ofício, Verônica desenvolveu uma carreira, que vai de bailes a bares, grupos vocais a grupos autorais, sempre compromissada com a diversidade cultural brasileira e com a exploração de diferentes estéticas musicais que seu instrumento possibilita.

A cantora também atuou, como professora em Escolas Livres de Música da Grande Florianópolis e professora dos cursos de Licenciatura em Música e Projeto Magister da UNIPLAC- Universidadedo Planalto Catarinense, ministrando as disciplinas de Técnica Vocal, Canto Coral e Regência. Mas foi nas aulas particulares que desenvolveu mais alunos e uma técnica única de ajudar cada um a usar a voz como um instrumento autoral. Para ela, cada pessoa tem seu jeito próprio de cantar e isso precisa ser valorizado.

Entre os anos de 2012 e 2017 ela criou e manteve o Espaço de Cultura Afro-brasileira Casa da Verônica, no qual forma realizados inúmeros eventos musicais, culturais e educacionais relacionados à cultura negra. Em 2020, com a pandemia, ela transformou suas duas paixões: o canto e a cultura afro-brasileira, em um curso 100% online, o primeiro do país com essa temática e que leva a assinatura de Verônica: a autenticidade de cada aluno, mesmo com a pluralidade que a música nos traz.

O Curso Online de Canto Popular baseado no Canto Afro-Brasileiro foi oferecido na Europa no começo do ano e já teve a primeira turma aqui no Brasil. A ideia é ampliar esse movimento, ajudar pessoas que desejam exercitar a voz, usar o canto de forma profissional e conhecer mais sobre a cultura musical afro-brasileira, sempre de forma única e especial.

Link para o Instagram da Cantora: https://www.instagram.com/kimura_veronica/

Sobre Verônica Kimura

A cantora, que começou a carreira cantando na noite, em São Paulo, assim que o pai liberou, aos 18 anos, nunca mais parou de soltar a voz. Em bandas, bares e, depois, como professora de técnica vocal, Verônica Kimura construiu sua carreira como uma das precursoras do ensino de Canto Popular no Brasil, adaptando os exercícios do canto lírico para atender a um público que tem como objetivo cantar, profissionalmente, diversão ou até mesmo como uma terapia, as músicas populares e de seus cantores/compositores favoritos. Hoje residente em Florianópolis, Verônica participou de projetos especiais, como o Grupo Cambucá, no qual ficou por 6 anos, e o Polyphonia Khorus, um dos mais importantes da capital catarinense. Mestre em Música e Doutora em educação, criou, em 2013, o Espaço de Cultura Afro-brasileira Casa da Verônica para produção de eventos, cursos de música e eventos culturais relacionados à cultura afro-brasileira, projeto que perdurou até o início de 2020. Hoje, a cantora coloca nos seus cursos virtuais, que chegaram inclusive na Europa, a experiência da atuação nos principais redutos de Samba e o estudo da cultura afro-brasileira, entendendo a música como um veículo de militância política e sociocultural.

Mais informações: https://veronicakimura.com.br/