Amvarp celebrou 61 anos na última sexta-feira

0
58

No dia 13 de maio de 1961, um grupo de prefeitos se reuniu em Vera Cruz para fundar a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), a primeira entidade gaúcha a congregar os interesses de uma região. Celebrando 61 anos na última sexta-feira (13), a Amvarp atualmente é composta por 16 municípios e segue atuante e participativa em questões importantes para a comunidade regional.

“Nossa união, nossa vontade de lutar pelo progresso e a defesa por quem vive aqui fazem de nós uma entidade cada vez mais fortalecida”, afirma o prefeito de Encruzilhada do Sul e atual presidente da Amvarp, Benito Paschoal.

Publicidade

Nos últimos dois anos, a entidade teve fundamental atuação no combate da pandemia, formulando junto com a equipe do Consórcio Intermunicipal de Serviços (Cisvale) as estratégias regionais para vencer o vírus da Covid-19. Por diversas vezes, os prefeitos tiveram que tomar decisões relacionadas com a proteção e saúde da população, a defesa por mais leitos e equipamentos hospitalares, e com as flexibilizações da economia.

Os prefeitos dos municípios que integram a Amvarp também tiveram participação ativa no movimento Duplica RS-287, que teve uma grande conquista no ano passado com a assinatura do contrato de concessão da rodovia. O Grupo Sacyr será responsável pela tão sonhada duplicação de 204,5 quilômetros da estrada, que cruza o Estado de leste a oeste e é importante para o escoamento da produção.

Publicidade

Prefeito de Vale do Sol e presidente da Amvarp em dois mandatos, 2018 e 2021, Maiquel Silva comenta que fazer parte dos 61 anos da primeira associação instalada no RS é motivo de muita alegria, gratidão e também de muito compromisso.

“Além de ser muito atuante a nível de região e Estado, a Amvarp tem como município-mãe Santa Cruz do Sul, um dos maiores e mais importantes do Rio Grande do Sul. Vejo que a entidade está no caminho e rumo certo, sempre lutando pelo crescimento e a continuidade do desenvolvimento regional”, disse Maiquel Silva.

Publicidade

Prefeita de Sinimbu, Sandra Backes considera a Amvarp fundamental quando se fala em buscar soluções, recursos ou apoio para as demandas da região e mostrar a força e representatividade do Vale do Rio Pardo para o Estado e país. “Celebrar os 61 anos da entidade é celebrar as conquistas municipalistas da região”. Municípios associados da Amvarp: Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.