Aeroporto Salgado Filho tem previsão de reabertura para dezembro

0
401

Somente em equipamentos, a Fraport deverá gastar R$ 45 milhões

Em vistoria realizada nesta segunda-feira (3) no Salgado Filho, a Fraport apresentou o prazo de reabertura do terminal. Ideia é reabrir o aeroporto funcionando a partir da segunda quinzena de dezembro.

O prazo foi citado pelo ministro de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta, e também pela CEO da Fraport Brasil, ⁠Andreea Pal. O período mais preciso de reabertura vai ser possível depois que ocorrer uma análise da pista, que será concluída em julho.

Publicidade

Sondagens já estão ocorrendo.Ao final deste levantamento mais minucioso, será possível saber quais ações precisarão ocorrer para recompor o asfalto.  Além disso, a administradora do terminal realizou a contratação da empresa que fará a limpeza da pista. Os trabalhos começaram nesta segunda.

A retomada prevê devolver o terminal com segurança. A Fraport informa que só foi possível entrar com maquinários mais pesados no local quando a água baixou. O processo interno de limpeza com lojistas também já iniciou.

A partir desta semana, inicia com mais força todo o trabalho de limpeza e sondagens. É uma prioridade acompanhar, para que, no menor tempo possível, fazer com que esse aeroporto possa funcionar“, destaca o ministro Pimenta.

Publicidade

A vistoria foi acompanhada também pelo secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, o diretor presidente da Agência Nacional da Aviação Civil, ⁠Tiago Sousa Pereira, o presidente da Frente Parlamentar da Aviação, secretário estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, deputado estadual Frederico Antunes e representantes do Tribunal de Contas da União e Agência Nacional dos Transportes Terrestres. “Num levantamento superficial, os gastos só em equipamentos chegarão a R$ 45 milhões. Será necessário buscar encurtar as entregas necessárias”, destaca Antunes.

Para evitar transtornos maiores, a Base Aérea de Canoas passou a receber voos. A ideia é que, a partir do dia 10, a quantidade de voos dobre, passando para 10 partidas e 10 chegadas.

Fonte: GZH