Caminhoneiros do RS avaliam participação em paralisação da categoria

0
445
Uma paralisação nacional dos caminhoneiros está sendo organizada para ocorrer na próxima segunda-feira (1º). No Rio Grande do Sul ainda não há previsão sobre o tamanho da adesão, mas os protestos estão sendo chamados. Ao menos uma organização discorda do movimento.

Conforme informações da Gaúcha ZH, a mobilização pode ocorrer nas principais rodovias, segundo estimativa do presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Ijuí e também diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL), Carlos Alberto Litti Dahmer. Na Região Sul, o ato também tem apoio do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens de Rio Grande (Sindicam). O Estado tem cerca de 250 mil caminhoneiros autônomos, segundo Litti.   

Entre as reivindicações, a categoria pede a redução do valor do diesel e a revisão da política de preços adotada pela Petrobras. Na semana passada, um novo reajuste elevou em 9,15% o preço médio de venda do combustível para as distribuidoras. Também pedem que se discuta o piso do frete e a aposentadoria especial dos caminhoneiros.

Fonte: Portal Arauto *Com Informações da Gaúcha ZH