Enchente do Rio Taquari foi terceira maior dos últimos cem anos: “susto é grande”

0
286

O Rio Taquari atingiu sua cota máxima na manhã dessa domingo (20) e registrou um pico de 28,94 metros. Foi a terceira maior enchente dos últimos cem anos. O Serviço de Monitoramento Geológico Brasileiro (CPRM) fez a leitura da cota no Porto de Estrela às 7h. Após atingir seu ponto mais alto, o nível começou a diminuir lentamente e, a partir de agora, o foco das famílias é, mais uma vez, a limpeza e a reconstrução.

Publicidade

Duas das três maiores cheias do Rio Taquari nos últimos cem anos ocorreram em 2023, uma em 5 de setembro, com 29,62 metros e que deixou mais de 50 mortos, e a mais recente em 19 de novembro. Segundo as autoridades, a registrada há pouco mais de dois meses foi mais agressiva, com correnteza mais intensa. Na mais recente, também foi uma mudança no comportamento das pessoas. Houve maior conscientização da população sobre os riscos e evacuação mais rápida das residências.

Contudo, diversas famílias foram impactadas pela cheia, incluindo a de Marilene, mãe de Andressa e Vinícius de Souza. Moradores de Vila Mariante há 19 anos, eles enfrentaram duas enchentes no mesmo ano. Marilene compartilhou suas preocupações e agradeceu por ter conseguido evacuar a área a tempo, evitando maiores danos. “O susto é grande, mas dessa vez, pelo menos, eu estou aqui com meus filhos. Na outra, a gente ficou com água até o pescoço. Hoje, graças a Deus, conseguimos sair antes”, disse.

Fonte: Portal Arauto