terça-feira, fevereiro 20, 2024
No menu items!
spot_img

Semana começa com risco de tempestade, ventania e granizo no RS

0
205
A formação de uma nova frente fria deixa o tempo instável em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (13), com chuva a qualquer hora do dia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade (conforme mostra o mapa) em todo o Estado, com possibilidade de ventos de até 100 km/h e queda de granizo. 

Segundo a Somar Meteorologia, os maiores acumulados devem ser registrados sul do Estado, além de partes da Região CentralCampanha e Fronteira Oeste. Conforme o aviso do Inmet, há risco risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

A chuva já é registrada desde domingo (12) em alguns pontos do Estado. Destaque para os acumulados de 55mm em Jaguarão, em 24 horas, o que corresponde a 54,7% da sua média. Além das rajadas de vento de mais de 50km/h, como em Canguçu e em Soledade, entre o final da noite de ontem e o início desta madrugada.

Na terça-feira (14), uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical segue deixando o tempo instável. Atenção para o risco de tempo severo, chuva volumosa, vendaval e eventual queda de granizo, principalmente na região norte e noroeste do Estado. Já nas da Campanha, Sul e Fronteira Oeste a chuva deve ser mais fraca.

Confira como deve ficar o tempo na sua região:

Região Metropolitana: a segunda-feira terá chuvas a qualquer hora do dia. Em Esteio, os termômetros variam de 15°C a 21°C.

Serra gaúcha: a segunda-feira terá chuvas a qualquer hora do dia. Em Vacaria, os termômetros variam de 15°C a 23°C.

Litoral Norte: a segunda-feira terá chuvas a qualquer hora do dia. Em Torres, os termômetros variam de 14°C a 20°C.

Litoral Sul: a segunda-feira terá chuvas a qualquer hora do dia. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 11°C e 20°C.

Região Norte: a segunda-feira terá chuvas a qualquer hora do dia. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 14°C a 24°C.

Região Noroeste: a segunda-feira terá chuvas a qualquer hora do dia. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 18°C a 26°C.

Região Sul: a segunda-feira terá chuvas a qualquer hora do dia. Em Pelotas, os termômetros variam de 8°C a 21°C.

Região Central: a segunda-feira terá chuvas a qualquer hora do dia. Em Santa Maria, os termômetros variam de 15°C a 22°C.

Campanha gaúcha: a segunda-feira terá chuvas a qualquer hora do dia. Em Candiota, os termômetros variam de 15°C a 25°C.

Fronteira Oeste:a segunda-feira terá chuvas a qualquer hora do dia. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 18°C a 32°C

(Inmet)emitiu alerta de tempestade para as regiões que correspondem à área destacada em laranja no mapaInmet / Divulgação

Fonte: Zero Hora