Mocidade Independente levará “O Fogo” como tema enredo para a avenida

0
390

O retorno do Carnaval de Encruzilhada do Sul já tem data marcada, será nos dias 18 e 20 de fevereiro, com o tradicional desfile das Escolas de Samba e Bloco. A Escola Mocidade já está em ritmo acelerado nos preparativos e levará para a Avenida o Tema Enredo O Fogo.

Fundada em 31 de março de 1985, por um grupo de amigos que não se conformavam com o preconceito e a discriminação, pela divisão étnica dos clubes sociais do município à época de sua criação, principalmente em uma festa tão popular como o carnaval. Cunhou a insígnia de “independente” por não se curvar aos determinantes sociais da época. Reunidos no Bar Candeeiro, sito a Av. Rio Branco, de propriedade De Clementino Lopes os amigos resolveram se unir e fundar uma escola de samba onde todos, independentemente da cor da pele, do gênero, das condições sociais, econômicas e religiosas pudessem se divertir juntos, pudessem ter vez, voz e oportunidades.

Publicidade

A S.C.B. Mocidade Independente vem se constituindo em resistência e identidade negra, desenvolvendo o sentimento de pertencimento em seus integrantes, através da valorização da história do povo negro e da cultura afro-brasileira, nos enredos levados para a avenida.

No primeiro desfile, em 1986, a escola buscou fortalecer suas raízes afro com o samba “Uma viagem imaginária ao Rio de Janeiro e Bahia – ao Rio de Janeiro por ser o berço do samba e Bahia, por ser o berço da cultura negra no Brasil. Em 1998 homenageou o Bumba-meu-boi, festejo popular realizado no RS apenas em Encruzilhada do Sul, João Cândido, Tia Pretinha, Os lanceiros Negros, o Grupo Afro Orgulho da Raça e personalidades de sua história e da fatos marcantes da história do RS e do nosso país.

Publicidade

Fora do município, a escola de samba já participou dos Concursos da Mais Bela Negra do RS e dos festejos do Momo nas cidades de Amaral Ferrador, Pantano Grande e Santa Cruz do Sul. Na área do esporte o time de futebol de salão da Mocidade participou e conquistou vários campeonatos citadinos.

“Esse ano a escola, após o longo período de pandemia e de lutas, conquistou em definitivo o terreno para reconstruir sua sede. E mesmo sem local para confecção de carros alegóricos, traz pra avenida um revival de carnavais anteriores, com o samba enredo “Mocidade bota fogo na fogueira e faz do fogo eterna chama que em nossas vidas a natureza clama”, esse fogo que traremos é o fogo da vida, do amor ao próximo, da empatia, do amor a natureza, da diversidade e da PAZ, que o mundo tanto precisa. Sob a batuta da presidente Neusa Fonseca e do seu vice Tiago Silveira, o Thiaguinho da capoeira, além da tradicional bateria nota 10 a escola contará com mais de 100 simpatizantes na avenida”, ressaltou Elisabeth Silveira que é fundadora e membro do Conselho Fiscal da Escola.

Publicidade

Os ensaios acontecem de segunda-feira a sábado, ás 21 horas, no Clube Tabajara, quem quiser prestigiar pode ir até o local.

Com letra de Thales Ferreira da Conceição, Carlos Fernando Andrade e Paulo Das Neves, música de Thales Ferreira da Conceição e Carlos Fernando Andrade e arranjo: Alex do Cavaco, Thales Ferreira da Conceição e Mestre Kleber do Tarol, Escola Mocidade Independente traz Samba enredo O Fogo.

Samba Enredo: “Mocidade bota lenha na fogueira e faz do fogo eterna chama que em nossas vidas a natureza clama”.

Vou botar fogo na avenida, eu vou, eu vou! E minha águia vai voar, voar. voar! A lenha queimou, tem que se cuidar, vem sambar!

Mocidade vem contar a história, que eu guardo na memória… do fogo que aquece o meu viver. É fonte, descoberta consciente do brucutu inteligente, homem primata desafiou o criador!

Deus Hefesto é luz na mitologia, a influência que nos fez acreditar. Chama sagrada que me guia e me ilumina, Héstia é a Deusa, vem me contagiar! Na mais profunda escuridão, vejo a luz irradiar… Lava quente que entra em erupção, que brota chamas do temido vulcão!

Eu quero ver, geral ferver, arquibancada pular… A chapa vai esquentar. Vai pegar fogo o conga!

Na evolução, ô ô ô, no processo industrial, a á a. Transformando em riquezas, para esse carnaval. Mas as mesmas mãos (da tirania) Também tiram vidas (que covardia) Com armas de fogo. A paz ta ficando esquecida!

Chama que aquece o meu amor, deixa queimar… Luz divina nos abençoou, meu coração vai clarear!

Fonte: Jornal do Sudeste