Tradicionalistas recebem homenagem na Câmara de Vereadores

0
264
Uma noite cheia de homenagens e aprovação de projetos relevantes para a cidade marcou mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Encruzilhada do Sul, na segunda-feira, 17 de abril. O Plenário Dr. Eliomar Noronha da Rosa ficou lotado com a presença de representantes de grupos de cavaleiros, tradicionalistas e familiares dos homenageados.
Publicidade
A primeira a receber moção de congratulações foi Érika da Silva Dorneles, por indicação do vereador Jeferson Rodrigues (PP). Ela foi campeã da prova de rédeas categoria Guria, na 33ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), principal evento do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que aconteceu em Santa Cruz do Sul entre os dias 15 e 19 de março desse ano. Érika tem apenas 13 anos de idade, é filha de Leci e Letícia, residente na localidade da Ponta dos Vargas e representou as entidades PTG Alma Campeira e GAN Chimango e foi a primeira mulher encruzilhadense a conquistar esse título.
Na sequência das homenagens, o vereador Luis Carlos Moreira dos Santos (Galera) foi o autor da moção de congratulações aos jovens Fabrício Scheifler Becker, Maurício Scheifler Becker, Kauã de Freitas Escouto e Tayan da Costa Marques, em razão das premiações também obtidas na 33ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). A dupla Fabrício e Maurício conquistou o terceiro lugar no Laço Irmãos. Já o menino Kauã, de apenas 8 anos de idade, ficou em segundo lugar na modalidade Piá e Tayan da Costa Marques, de 16 anos de idade, no Laço Equipe, classificou-se para o Laço Seleção, onde é composta por ele, representando Encruzilhada do Sul e mais nove laçadores dos municípios de Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul, totalizando dez laçadores que representam nossa 5ª Região Tradicionalista.
Publicidade
CHAMA CRIOULA
Na mesma sessão da Câmara de Vereadores, foi aprovado, por unanimidade, o projeto de lei que altera a lei nº 2.642, de 16 de outubro de 2007 e inclui os Grupos de Cavaleiros Sentinela da Querência e o Grupo de Cavaleiras “De Trança e Espora” também como representantes oficiais do município de Encruzilhada do Sul.
“Na fala dos vereadores, pode-se observar que as palavras da vez eram igualdade, integração, inclusão. Encruzilhada sempre esteve bem representada, mas agora todos os grupos de cavalgada do município que realizam e participam de cavalgadas – principalmente a da condução da Chama Crioula – são oficialmente, representantes de Encruzilhada”, comemorou uma das representantes do Grupo de Cavaleiras “De Trança e Espora”, a advogada e professora Maitê Damé Teixeira Lemos.
“Ano passado tivemos lindas cerimônias de unificação e extinção da Chama. Acreditamos que agora esta integração passe a ser mais constante. Foi tão bonita a união entre Sentinela e Trança e Espora para buscar esse reconhecimento e a alteração legislativa! Que essa união permaneça e permita que todos os três grupos se integrem, cavalguem juntos ou, mesmo que separados, mas com um mesmo propósito: união, integração, respeito, expressões que são próprias do gaúcho e do tradicionalismo”, completou Maitê.