A cor azul

0
1828

AGENDA

        Pois eu, esta semana, estava a ler meus apontamentos e deparei-me com um texto que realmente me chamou muito à atenção.

        Como está no título desta coluna, é sobre a cor azul.

        Muito interessante meus estimados leitores e leitoras, procurar na internet, quem sabe com o Sr. Google, um artigo sobre a cor azul, de Carol T. Moré…aliás, é muito interessantíssimo.

        Deixemos de lado o “gremismo” ou, vá lá, o “coloradismo”, e olhemos para as características que traduzem a cor azul… com certeza, lhes trarão muita curiosidade.

        Uma delas diz que a cor azul é a favorita de 45% das pessoas no mundo e possui 111 tons diferentes, além de ser associada a calma, simpatia, harmonia e fidelidade.

        São muito os aspectos positivos desta cor, como o simbolismo da paz, a realização espiritual, a tranquilidade, a amizade, a confiança…

        O azul, e muitos de vocês já sabem, nos traz muita calma e possui o poder terapêutico de relaxar as pessoas.

        Tanto é verdade que, também li por aí, que os decoradores de interiores, aconselham a cor azul para os quartos de dormir, ou para a biblioteca e, nem se fala nos quartos das crianças…

        Mas vocês pode ter dito ao ler a frase acima de que não é bem assim quanto a pintura do quarto das crianças…perdoem-me, mas não vou entrar nessa de que as paredes do quarto das crianças é rosa para meninas e azul para os meninos…estou apenas e tão somente falando das propriedades da cor azul.

        Continuando…Você quer perder peso?

        Então, coloquem a sua comida em um prato azul.

        Dizem que a cor azul também inibe o apetite.

        O azul é tão “adorado” que até Van Gogh costumava dizer: “Eu não me canso da cor azul”.

        Outra característica da cor azul é a propriedade de acalmar as pessoas…experimentem se tiverem dor de cabeça, olharem fixamente para a cor azul…você poderá se sentir bem melhor.

        Sim, mas também a cor azul tem o seu lado negativo, como trazer a mensagem de “frio”, de tristeza e melancolia e quem diz isso são os músicos do “blues”, porque suas composições falam de tristezas interiores da qual não há consolo.

        Pense agora e aqui comigo: por que você sempre preferiu escrever com a caneta de tinta azul? E, basicamente sempre compra caneta de cor azul?

        Não é á toa que o Universo é Azul.

Principalmente a nossa geração (60+), sempre preservou pela liberdade, pela autonomia, pela paz e amor e, escolheu no seu vestuário preferido o “Blue Jeans”, vai dizer que não?

        Meus conspícuos, existem tantas coisas a falar da cor azul que este espaço aqui é ínfimo diante de tais características, propriedades e qualidades da cor azul.

        Deixo com vocês, se assim quiserem, a busca de mais e mais curiosidades sobre a cor azul no texto de Carol T Moré, que se baseou principalmente na obra de Eva Heller – A Psicologia das Cores.

        Pesquisem, você vão adorar…também e, cada vez mais, a cor azul.