Alunos reativam a União dos Estudantes de Encruzilhada do Sul

0
589

No dia 06 de setembro, realizou-se a primeira Assembléia Municipal dos Estudantes Secundaristas, na Câmara de Vereadores.

Durante o evento foi refundada a União dos Estudantes de Encruzilhada do Sul (UEES) com a participação do presidente da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES), Anderson Farias. Também estavam presentes o jovem Davi que é presidente do Grêmio Estudantil da Escola Carlos Corrêa da Silveira, Maria Odila, presidente do Grêmio Estudantil do Cetec, Mário Rael, representante do Concelho da Escola Borges de Medeiros e Felipe Carvalho, fundador do Grêmio Estudantil do Instituto Educacional Gomercinda Dornelles Fontoura.

Publicidade

Durante seu pronunciamento, o estudante Felipe Carvalho destacou a importância de conscientizar os alunos do município da necessidade do funcionamento dos Grêmios Estudantis dentro de todas as escolas, como forma de melhorar o ambiente escolar.

A reunião também serviu para mostrar aos estudantes a importância de exercer a cidadania e o sentimento democrático, levando os alunos a lutarem por seus direitos, compreendendo que as vozes dos jovens devem de ser ouvidas e a melhor forma para isso é tenho representatividade dentro dos Grêmios Estudantis.

“O Grêmio Estudantil nas escolas proporciona a capacidade de tomadas de decisões onde os estudantes expressem suas opiniões e sugestões sobre a escola e ativem seu potencial de liderança e atuação em equipe”, destacaram os organizadores.

Pautas importantes como a necessidade de atendimento psicológico nas escolas, maneiras de combater o bulling e assédio em salas de aula, assim como temas que tratam do Novo Ensino Médio, além da mobilização dos jovens para trazer um IFSUL para Encruzilhada, foram tratadas no evento.