Burocracia e desonestidade

0
1946

Cismas
(Esta coluna contém informação e opinião)

Vou escrever e com todas as letras: MERCADO LIVRE.

Pois bem, que sirva de alerta para todos.

Ainda ontem, dia 11/09/2023, adquiri uma mercadoria pelo Mercado Livre, de uma loja vendedora chamada Liviashop.

Fiz o pagamento via boleto, pois hoje em dia comprar com cartão de crédito é uma roleta-russa, mesmo que este cartão de crédito seja virtual.

Vejam só a coincidência, pois também no dia de ontem fui comunicado pelo Banco do Brasil S.A. que no meu cartão virtual houve uma compra em uma tal BmB Equatorial e Rede Albatroz, coisa que eu nunca fiz e nem sei de onde é, o que faz, e como faz.

Portanto, é uma fraude.

A solução? Não preciso dizer para vocês que depois que eu contatei diversos canais de atendimento do Banco do Brasil, fiquei sabendo que o problema veio a cavalo, todavia vai andar em direção ao ressarcimento no lombo de um caramujo em dia ensolarado.

Mas, enfim… dois problemas num mesmo dia.

Voltando ao Mercado Livre…

Recebi ainda cedo da manhã de hoje, dia 12/09/2023, comunicado no site deste, que a mercadoria que comprei não tinha em estoque e que, portanto, eu não iria receber.

Outra fraude ou um estelionato, pois que se a vendedora não tinha a mercadoria a ser entregue, como o Mercado Livre permite que ela ofereça algo que não tem?

E o meu dinheiro? Já paguei, não recebi a mercadoria e não me devolveram a grana…

Como é que faz?

Tentei contato com “os das mãozinhas apertadas” e, em mais de duas horas de contato, tanto por telefone, como pelo Whatsapp e pelo chat, ninguém resolveu, ninguém me deu uma solução, salvo se eu mandasse para eles meu documento de identidade escaneado, com minha foto e minha assinatura.

Decididamente não tem como confiar em sites de compras na internet e, jamais, por não ser tonto, iria mandar para quem nem sei quem é, minha identidade, inclusive com minha assinatura.

Enviei pedido a eles, com o meu número de chave Pix, pois eles sabem o meu nome, o meu CPF, o meu e-mail, para que creditassem o dinheiro pago por uma mercadoria inexistente e, que é de total facilidade qualquer um verificar de quem é mesmo a conta a ser creditada, todavia, eles assim não fazem.

Querem a minha identidade, escaneada, com foto e minha assinatura.

Qual a finalidade?

Poderia muito bem eu ser outra pessoa e, ter uma cópia da identidade de um tal Humberto Carretta, por que não?

No fim das contas, mesmo que o dinheiro do prejuízo seja um pouco menos do que R$ 200,00, fica a minha total indignação por não ter como reaver algo que é meu, que paguei adiantado, que não recebi a mercadoria e que eles querem a minha carteira de identidade com foto e assinatura.

Trago este relato particular que é para alertar a todos vocês das coisas que acontecem em sites de compras e que, na grande maioria das vezes a gente tem que recorrer ao Juizado Especial Cível (JEC), para reaver o prejuízo.

Não é o meu caso, pois vou arcar com o prejuízo, sem sombra de dúvidas, contudo não tem como não taxar o tal do Mercado Livre e a casa comercial Liviashop (vendedora de caixas de som JBL), de desonestos, fora a burocracia e o desperdício de tempo nos canais de atendimento pelas redes sociais e telefone.

Não deixam de serem estelionatários.

Tenham cuidado!