Canarinhos

0
3187

Os canarinhos da terra ainda não apareceram esse ano. Andei dando uma pesquisada no Wikiaves e uns livros que tenho. Aqui vai o que descobri.

Que são aves amarelas todos nós já sabíamos. Os machos, porque as fêmeas são cinzentas. Assim como os machos jovens, que só se tornam amarelos depois de quase um ano de idade. Possuem um canto muito bonito, e cantam sem parar. Alimentam-se de sementes de capim. Os machos são briguentos, e as fêmeas atiçam eles a brigarem e disputarem as namoradas. Aí acasalam, formam ninhos ou usam ninhos abandonados, e as casinhas de João de Barro são ocupadas por casais de canários. Mas também são os passarinhos que mais comumente ocupam as casinhas que a gente faz em volta das casas.

Possuem hábitos diferentes no inverno e no verão. No inverno, vivem em bandos, mas a partir da primavera isolam-se para acasalar.

É lindo ver os bandos de canarinhos no inverno, pousados nas cercas, formando como que partituras musicais.

Mas não vejo eles em todo o inverno. Sempre penso que quando os canários aparecem em bandos é porque o inverno terminou. Ou que não vai mais gear. E geralmente isso acontece no mês de Agosto. Muitas vezes até em Julho.

Mas esse ano ainda não vi. E já estamos em Setembro.

Estou intrigado e preocupado.

O que será que aconteceu?

Trabalho com três hipóteses.

A primeira é que talvez não tenham ainda aparecido em minha casa.

A segunda, mais angustiante, é que tenha havido alguma catástrofe com as coisas que eles comem ou os lugares onde se protegem do inverno, e tenham desaparecido. Tomara que não.

E a terceira, talvez ainda tenha muito frio pela frente e eles estejam sabendo disso.

Se algum leitor souber de alguma coisa, ou tenha visto os passarinhos, me avise.

São animaizinhos lindos, encantam a vida. Tomara que apareçam logo.