CHANDON celebra seus 50 anos de expertise e pioneirismo na elaboração de espumantes brasileiros

0
846

A CHANDON não simplesmente está no Brasil; ela é do Brasil. Mais do que uvas, com práticas de viticultura sustentável, compromisso com a qualidade e sua a comunidade, cultiva o orgulho de ser brasileira.

A CHANDON, primeira vinícola dedicada exclusivamente à elaboração de espumantes, celebra 50 anos no Brasil neste ano. Reconhecida pelo seu espírito pioneiro e inovador, a marca integrou ao longo de sua presença no país uma visão global com olhar local. Comprometida com a comunidade e com a sustentabilidade, a CHANDON desenvolveu práticas agrícolas de preservação do ecossistema e manutenção da biodiversidade brasileira, destacando-se também pela sua abordagem criativa para a enologia com métodos únicos de assemblage, maturação e elaboração que resultam em espumantes excepcionais.

Publicidade

A CHANDON foi fundada na Argentina em 1959 por Robert-Jean de Vogüé, um pioneiro com visão, coragem e determinação para redefinir a categoria e criar vinhos espumantes excepcionais em terras inesperadas. “A partir de seus surpreendentes vinhedos, cuidadosamente escolhidos e localizados em quatro continentes, elabora espumantes e experiências excepcionais, de forma preciosa e colaborativa, em direção a um futuro sustentável e responsável. Sua influência se estende globalmente, sendo um domínio onde o sol nunca se põe – uma referência à sua presença constante e abrangente. É a mais local das marcas globais. Com uma rede colaborativa de 16 enólogos de 7 nacionalidades, que compartilha conhecimentos, percepções e expertise, enraizados na celebração das nossas comunidades locais. Em 1973, chegou ao Brasil e à Califórnia, ambos celebram este ano 50 anos de história.”

No Brasil, a CHANDON foi pioneira em diversas iniciativas que marcaram e desenvolveram a viticultura nacional. Com práticas bem estabelecidas em sustentabilidade, a CHANDON é a primeira vinícola de espumantes no Brasil a conquistar o certificado em viticultura sustentável, PIUP – Produção Integrada de Uvas para Processamento, em seu vinhedo próprio localizado em Encruzilhada do Sul. Adota práticas sustentáveis, tais como manejo do solo com cobertura vegetal permanente, uso preferencial de adubos orgânicos aos minerais, preservação da biodiversidade em áreas úmidas e bosques nativos e reciclagem de resíduos. Além disso, a marca também se dedica a projetos de conservação da biodiversidade, como o resgate de mudas de Butiá odorata, visando a preservação do ecossistema e uso sustentável da palmeira.

Publicidade

Com uma herança enraizada no desenvolvimento dos viticultores e na valorização da comunidade local, a CHANDON se destaca como uma marca que transcende o tempo. Desde suas origens, ela tem se dedicado não apenas à excelência na elaboração de espumantes, mas também a nutrir e fortalecer os laços com a comunidade de viticultores locais. Esses parceiros desempenham um papel fundamental na construção da identidade da CHANDON, no passado, no presente e no futuro. Cada taça reflete não apenas a expertise em vinificação, mas também a união de esforços e aprendizados compartilhados que moldam a trajetória da marca.

Ao longo de sua jornada, a CHANDON teve marcos importantes de lançamento de produtos para celebrar a sua história. Chandon Excellence e Chandon Passion surgiram para brindar os 25 anos de Brasil! O Excellence, apresenta a expressão máxima da marca, e o Passion foi especialmente desenvolvido para o paladar dos brasileiros. Em 2021 um mundo de possibilidades se abriu, e a CHANDON lançou a sua nova identidade de marca, especialmente criada para reforçar as raízes e o propósito da CHANDON, trazendo o orgulho de ser brasileiro estampado no seu rótulo. Em 2022, lançou o Chandon Blanc de Noir, seu primeiro espumante extra brut 100% Pinot Noir elaborado com práticas de viticultura sustentável que atesta a responsabilidade social da CHANDON em todas as etapas da elaboração, desde o plantio até o engarrafamento. E para celebrar os 50 anos de Brasil, trará novos lançamentos em edições limitadas que serão revelados em outubro, o mês de comemorações do aniversário da marca.

Publicidade

Para essa celebração do seu legado e conquistas nesses 50 anos no Brasil, a CHANDON também apresenta uma campanha especial com um calendário de comemorações com diversas iniciativas que serão reveladas até o dia 29 de outubro, o dia do grande brinde do seu aniversário.

As celebrações se iniciaram no dia 22 de agosto, com um jantar harmonizado no Aya Hub em São Paulo, para imprensa e influenciadores da Comunidade Chandon, com a presença da Diretora Geral da Chandon Brasil, Catherine Petit e do enólogo-chefe da Chandon Brasil, Philippe Mével para um preview das celebrações deste aniversário. Para tornar esse momento ainda mais especial, houve um brinde com Chandon Excellence Magnum, a expressão máxima da marca, safra 2013.

O estilo do Chandon Excellence origina-se de espumantes mais complexos e maduros, elaborados com uvas Chardonnay e Pinot Noir provenientes de vinhedos próprios com certificado de práticas sustentáveis e que apresentam o resultado de um longo amadurecimento de no mínimo 12 meses em tanques em contato com leveduras e 18 meses na garrafa antes de sua comercialização.

Publicidade

Após um período de consolidação do padrão e estilo de Chandon Excellence, a CHANDON encontrou um momento de experimentar! E elaborou lotes safrados de Chandon Magnum Excellence, com assemblages especiais para cada safra, que foram deixados por mais de 10 anos evoluindo no tanque e na garrafa e desde 2020 iniciou-se uma jornada de lançamento de 5 lotes em comemoração aos 50 anos da Chandon no Brasil. Ao longo desse percurso, safras 2008, 2009 e 2012 foram introduzidas ao mercado e em outubro, mês do aniversário da marca, será revelada uma novidade: uma edição especial que reúne essa coleção de safras de garrafas Chandon Excellence Magnum, firmando um marco nessa trajetória.

Em celebração aos 50 anos, haverá eventos exclusivos e novas experiências aos seus consumidores, com benefícios especiais para os membros da Comunidade CHANDON. A marca convida a todos para se cadastrarem em sua comunidade, www.chandon.com.br/newsletter e receber em primeira mão as novidades e benefícios exclusivos da marca.

Entre as iniciativas de celebração dos 50 anos no Brasil, uma que se destaca é a reabertura para visitantes em sua adega em Garibaldi, que passa a ser chamada de Casa Chandon Garibaldi. Assim a Chandon se aproxima cada vez mais dos seus consumidores e da sua comunidade, oferecendo experiências de degustação para explorar todos os estilos de espumantes da marca, do carro chefe Chandon Réserve Brut até o Chandon Excellence, passando pelo Chandon Blanc de Noir, dentro de nossa sala de degustação perto do nosso vinhedo. A Casa Chandon Garibaldi também oferece um cardápio de Chandon em taça no terraço com vista para os vinhedos, encerrando a experiência na nossa boutique, onde os visitantes poderão encontrar toda a linha de nossos espumantes excepcionais e edições limitadas exclusivas.

Publicidade

A CHANDON tem um olhar e compromissos para o futuro. Com isso, está cada vez mais investindo em sustentabilidade e no relacionamento com as pessoas para um futuro mais verde e mais ético. É uma marca global, com o compromisso com a comunidade local, a biodiversidade e a valorização do paladar do brasileiro. Seu DNA está enraizado na cultura do Brasil, observa o país como um todo e abraça os seus valores e celebrações. Tem um compromisso muito forte no desenvolvimento de pequenos produtores locais com práticas de sustentabilidade, assumindo um papel de agente de transformação da viticultura brasileira.

“O envolvimento com nossas equipes e comunidades é primordial para nós. Nossa cultura é solidária, aberta e respeitosa, pautada em iniciativas de envolvimento com as comunidades locais e projetos de biodiversidade, nos esforçamos para ser o mais sustentável possível. Valorizamos os cuidados com a terra e as pessoas, enfrentando os desafios como oportunidades. Somos inspirados e inspiradores, não ficamos parados, a CHANDON tem um olhar corajoso e pioneiro para o mundo e para o futuro, vamos sempre além, seja em lançamentos ou em experiências como a Celebração dos 50 anos no Brasil! “diz Catherine Petit, diretora geral da CHANDON Brasil.

Aqui o LINK com fotos do jantar.

SOBRE CHANDON

A CHANDON faz parte da Maison LVMH, foi fundada na Argentina em 1959 por Robert-Jean de Vogüé, um pioneiro com visão, coragem e determinação para redefinir a categoria e criar vinhos espumantes excepcionais em terras inesperadas. Agora abrangendo quatro continentes, com vinhedos na Argentina, Califórnia, Brasil, Austrália, China e Índia, é o maior empreendimento de espumantes do mundo e o único domínio em que o sol nunca se põe. Com base em uma rede colaborativa de dezesseis enólogos de sete nacionalidades, promove novos terroirs, métodos inovadores e uma visão sempre curiosa que felizmente une diversas terras e povos. Em 1973 chegou ao Brasil e foi pioneira em diversas iniciativas que marcaram e desenvolveram a viticultura nacional, e em 2023, celebra 50 anos da sua história.

CHANDON celebrando um mundo de possibilidades.

Fonte: Assessoria Comunicação