CHANDON celebra sua 20ª safra em Encruzilhada do Sul

0
1125

A CHANDON BRASIL reuniu colaboradores e amigos da marca para celebrar o encerramento da safra 2023 e sua 20ª vindima no vinhedo de Encruzilhada do Sul

No último sábado, 11, a CHANDON celebrou o encerramento da 20ª vindima de seus vinhedos próprios, em Encruzilhada do Sul. O evento reuniu além de colaboradores da marca, viticultores do município, representantes da Prefeitura Municipal, da EMATER, da Escola Técnica CETEC, do IFRS Campus Bento Gonçalves, EMBRAPA e prestadores de serviços do município.

Recepcionado pelas boas-vindas do gerente de viticultura da CHANDON, Eugenio Barbieri, o público de mais de 100 participantes ouviu nas palavras de Philippe Mevel, diretor de produção, a história do projeto de implantação desse vinhedo em Encruzilhada do Sul. O evento também contou com o depoimento de três convidados que compartilharam suas experiências com a marca e o desenvolvimento dos vinhedos da Chandon aqui no município:

  • Aira Fucks – professora aposentada do município e vizinha, que acompanha a trajetória de 23 anos da Chandon desde sua chegada

  • Félix Lang Galczinski – representando os funcionários e manifestando sua felicidade em estar presente desde a primeira e em todas as 20 safras da Chandon em Encruzilhada do Sul

  • Euclides Luiz Brocardo – empresário e primeiro viticultor parceiro da Chandon no município

A solenidade encerrou com o discurso do Secretário Municipal da Agropecuária, Leandro Noronha de Freitas em representação do prefeito Benito Fonseca Paschoal.

VINHEDOS DE ENCRUZILHADA DO SUL, UMA HISTÓRIA DE MAIS DE 20 ANOS

Desde 1973, a CHANDON se dedica exclusivamente a elaborar espumantes excepcionais, nas Serras Gaúchas, de forma corajosa, colaborativa, inspiradora e em busca de um futuro mais sustentável e responsável.

No final da década de 90 a empresa tomou a decisão de procurar por novas regiões para cultivar vinhedos no Rio Grande do Sul, escolhendo a Serra do Sudeste e acabou investindo em Encruzilhada do Sul.

É pioneira no cultivo de uvas no município, com o plantio no ano 2000 dos primeiros vinhedos de porte em Encruzilhada do Sul e com a primeira colheita em 2003.

Esse vinhedo possui uma área em produção de 120 hectares, cultivando quatro variedades: Pinot Noir, Chardonnay, Riesling Itálico e Moscato e sendo o maior vinhedo de Pinot Noir do Brasil e primeiro vinhedo do país dedicado exclusivamente a elaboração de espumantes!

A partir do ano 2000, a CHANDON tem seu vinhedo próprio, em Encruzilhada do Sul, e este é considerado um modelo em viticultura sustentável. Prezando pelo cuidado e proteção, a vinícola busca constantemente a inovação, o pioneirismo e a preservação de suas terras, sendo a primeira vinícola brasileira a receber a certificação PIUP (Produção Integrada de Uva para Processamento), de viticultura sustentável, para elaboração de espumantes.

A vinícola conquistou essa certificação colocando em prática técnicas de sustentabilidade neste terroir único, as quais consistem em estimular as defesas naturais da videira, reduzindo o uso de produtos químicos, racionalizando o manejo do vinhedo e melhorando as condições para cobertura vegetal e o aumento da biodiversidade. Favorece, assim, a vida e a saúde do solo, aumentando sua fertilidade promovendo melhor drenagem e retenção da água. Estes fatores elevam o teor de matéria orgânica do solo, que, desta forma, sequestra o gás carbônico, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa.

SAFRA 2023

Na safra de 2023, recebeu suas primeiras uvas no dia 04 de janeiro com um pequeno volume inicial. Teve seu ápice na 3ª e 4ª semana do mesmo mês. A colheita foi iniciada com as variedades Pinot Noir, seguida de Chardonnay e finalizada com Riesling Itálico e as aromáticas.

Este ano a vinícola enfrentou desafios e passou por períodos de muito frio, dificultando as plantas em seu processo de floração, além de contar com a presença de geadas tardias, que, por consequência, ocasionaram heterogeneidade na maturação. As equipes do vinhedo e da enologia usaram de sua expertise para garantir uma colheita com excelentes frutos, ponto de partida para garantir a qualidade de seus espumantes.

“O período de safra é muito intenso e, neste ano, não foi diferente. É sempre um momento de grande emoção para toda equipe. Certamente, teremos espumantes excepcionais produzidos em 2023”, disse Philippe Mével, enólogo chefe da CHANDON Brasil.

A colheita desta safra nos vinhedos da CHANDON em Encruzilhada do Sul contou com um grupo de 52 colaboradores com o reforço de 140 safristas, sendo mais de sua metade mulheres (63%), provando que os diferentes olhares podem trazer resultados excepcionais. A vinícola tem orgulho de suas raízes brasileiras comprovando que a terra proporciona conexões e experiências inesquecíveis entre as pessoas e sua cultura.

“O conhecimento é o resultado de uma conversa permanente entre o vinhedo e a adega; nossa história com a comunidade CHANDON é uma relação de longo prazo.” complementou Eugenio Barbieri, gerente de viticultura da CHANDON Brasil.

A CHANDON acredita que o espumante é mais do que um produto agrícola, é a reunião de uma comunidade de talentos em busca de um resultado excepcional e sustentável. Por esse motivo, a saúde e a manutenção da terra, do meio ambiente e das pessoas, são de extrema importância durante o processo de elaboração, refletindo diretamente na entrega de seus espumantes excepcionais.

SOBRE A CHANDON

Arriscar e descobrir novos territórios e possibilidades faz parte do espírito pioneiro da CHANDON, a Maison de espumantes da LVMH, desde sua fundação em 1959 por Robert-Jean de Vogüé, um pioneiro com visão, coragem e determinação para redefinir a categoria.

CHANDON é sinônimo de novos e surpreendentes terroirs, métodos inovadores e uma natureza curiosa e desbravadora. Com vinhedos cuidadosamente escolhidos, localizados em quatro continentes e uma rede colaborativa de 16 enólogos de 7 nacionalidades, somos a mais local das marcas globais. A comunidade é a nossa força, um dos princípios que nos movem. A nossa história é de um trabalho coletivo de sucesso.

A CHANDON não simplesmente está no Brasil; ela é do Brasil. Mais do que uvas, cultiva o orgulho em sua brasilidade. É a primeira vinícola no país dedicada exclusivamente aos espumantes. Situada nas encantadoras Serras Gaúchas, com seu clima subtropical temperado, colhe a mão cada valiosa uva, sempre profundamente conectada com as suas raízes e propósito: elaborar espumantes e experiências excepcionais, de forma preciosa e colaborativa, em direção a um futuro sustentável e responsável.

CHANDON: abrindo um mundo de possibilidades.

Texto: Assessoria de Imprensa