Dia do Gaúcho

0
2109
"Nós gaúchos, não comemoramos uma guerra e nem uma revolução, comemoramos um espírito de liberdade..."

Cismas

Volta e meia eu gosto de refrescar a memória da gauchada sobre o significado de “Cismas”, tal qual beber água na fonte cristalina no pé do cerro.

Pois então “cismas” quer dizer: …não, não é no sentido de meditar, de pensar, de considerar, mas sim no sentido de não aceitar, de rebater, de pensar que aquilo está errado… no dicionário gaúcho.

Mais ou menos assim.

Hoje estamos comemorando o dia 20 de Setembro.

E, pelo que dizem por aí, alguns tantos, que a nossa data magna não tem motivos nenhum a ser comemorada, pois perdemos a guerra, perdemos na Revolução Farroupilha.

Para “continuar a beber da cacimba”, é bom que se diga que a Revolta dos Farrapos nasceu pela insatisfação dos gaúchos pelos altos preços dos impostos sobre o nosso charque e, “de volta e meia”, pela também nomeação de cargos políticos aqui na nossa Província.

A data? 20 de Setembro de 1835.

A guerra contra o governo imperial durou dez anos, ou seja, de 1835 até 1845, sendo que o Tratado de Ponche Verde selou a paz, donde de ambos os lados houve concessões combinadas.

Daí é que, principalmente forasteiros, dizem que nós gaúchos, através de nossos ancestrais, perdemos a guerra, pois, com alguns anos de combates com os rebeldes, aproximações com setores estratégicos da elite provincial e negociações bem-sucedidas com os farrapos, o Império, por meio de Caxias, reintegrou a província ao território brasileiro.

Não é de se ficar “cismado”?

Então tá, por isso e por tantas outras, cismado para mim vem de encontro aos significados de que eu “apelidei” esta minha coluna, ou seja: rebater, não aceitar, de pensar que isto ou aquilo não me está conforme.

Na verdade, ao proferirem de que o 20 de Setembro, a Revolução Farroupilha não deve ser exaltada tanto assim, pois que dizem que perdemos esta guerra… nós não aceitamos isso.

Somos um povo ordeiro, corajoso, honesto, intrépido e de tantas outras qualidades, pois a têmpera dos gaúchos foi forjada pelos índios, pelos portugueses, alemães, italianos, pelos hermanos espanhóis, que não há como se achar outra igual.

Vamos sim continuar a exaltar a nossa Revolução Farroupilha, quer queiram ou não, mas… para todos os outros que nos zombam no desejo de nos caçoar, está denominado o Dia 20 de Setembro como: O DIA DO GAÚCHO!

E agora, vão falar o quê?