Governo do Estado discute estratégias de enfrentamento ao Aedes aegypti

0
123

Preocupado com o aumento de casos de dengue, o Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Saúde (SES) realizou uma reunião técnica na terça-feira (3) para elaborar estratégias de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

A partir de 16 de janeiro, a SES deve elaborar comunicados de risco sobre a dengue, com periodicidade semanal e foco regional. Também será realizado um curso de manejo clínico de casos de dengue, voltado à Atenção Primária em Saúde (APS).

Publicidade

Segundo a secretária de saúde, Arita Bergmann, a intenção é dar suporte de dados para que os municípios também consigam definir as estratégias próprias de enfrentamento. “É uma política pensada a partir do território, em que o Estado oferece aos gestores municipais os dados para a elaboração das estratégias de combate”, explica.

Na reunião, o diretor adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marcelo Valandro, destacou melhorias que estão sendo elaboradas no painel de acompanhando da dengue, para permitir uma avaliação multifatorial, com dados ambientais, laboratoriais e genômicos, que auxiliem na elaboração das avaliações de risco.

O painel está disponível através deste link.

Fonte: Governo do Estado do RS