Jair Bolsonaro faz primeiro pronunciamento após resultado de domingo

0
191
O presidente Jair Bolsonaro falou, nesta terça-feira (1º), pela primeira vez, no Palácio da Alvorada, dois dias após perder a eleição. Em pronunciamento curto e sem citar a vitória de Lula, o chefe do executivo agradeceu os votos que recebeu e afirmou que continuará cumprindo a Constituição. Ele disse ainda que ‘manifestações pacíficas são bem-vindas’, mas condenou protestos que prejudicam a população e impedem o direito de ir e vir.

Logo após a breve fala de Bolsonaro, o Chefe da Casa Civil Ciro Nogueira assumiu o microfone no púlpito para falar sobre a transição de governo, tema que não foi abordado pelo presidente. Ele garantiu que dará início à transição de governo junto ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

O resultado das eleições foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57 de domingo, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas. Àquela hora, Lula, tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava 49,17% de votos válidos.