Os campeões da inclusão

0
161

Contagem regressiva para a Africa do Sul – o brasileiro Anderson Zerwes é um dos seis rotarianos de todo o mundo homenageados este ano com o prêmio Pessoas em ação Impacto transformador

Em janeiro, o Rotary reconheceu seis associados como Pessoas em Ação: Campeões da Inclusão por seu compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão. A homenagem foi anunciada propositalmente no Dia de Martin Luther King Jr., o feriado norte-americano que celebra o líder dos direitos civis [a data é comemorada anualmente na terceira segunda-feira do mês de janeiro]. Esses associados e seu trabalho exemplificam os valores do Rotary e ilustram como a inclusão pode ter um impacto transformador em indivíduos e comunidades.

Publicidade

“As ações tomadas por esses associados exemplificam nosso compromisso de unir as pessoas para criar um mundo mais justo, aberto e inclusivo”, destaca a atual presidente do Rotary International, Jennifer Jones. “Nós somos uma organização que encontra uma base comum em nossa humanidade e em nosso desejo de criar mudanças duradouras em nossas comunidades, no mundo e em nós mesmos. Todos os dias, usamos das perspectivas diversas de nossos associados para lutar contra as desigualdades, promover a paz e lidar com desafios humanitários em todo o globo.” nanzeeba Ibnat/istock.com RotaRy BRasil 28 março de 2023 29 RotaRy BRasil março de 2023.

Um dos agraciados com o prêmio é o brasileiro Anderson Zerwes, associado ao Rotary Club de Encruzilhada do Sul, RS (distrito 4680). Defensor da comunidade LGBTQIA+, dos direitos dos deficientes e da igualdade racial e de gênero, Anderson tem sido um líder em diversidade, equidade e inclusão na América do Sul. Ele gerenciou a formação e é o atual presidente do Comitê Nacional de Diversidade, Equidade e Inclusão (CDEI Brasil), que tem como membros mais de 60 rotarianos e rotaractianos de todo o país, os quais apoiam e orientam os distritos locais [em agosto, a Rotary Brasil publicou um artigo sobre a criação do comitê].

Seu trabalho incentivou 27 dos 31 governadores de distrito do Brasil a integrar os presidentes das Comissões Distritais de Diversidade, Equidade e Inclusão às suas equipes de liderança e a garantir que atividades nessas áreas façam parte do foco dos distritos. O comitê nacional preparou materiais educacionais, treinou líderes, produziu webinars mensais e conteúdo para mídias sociais e aumentou a conscientização sobre os eventos de diversidade, equidade e inclusão – além de construir parcerias com organizações não governamentais e aconselhar as comunidades sobre questões relacionadas ao tema.

Publicidade

Anderson Zerwes tem trabalhado em estreita colaboração com clubes, distritos e líderes brasileiros para garantir que o Rotary ofereça um ambiente acolhedor para pessoas diversas. A comissão compartilha regularmente notícias sobre suas atividades com a Força-Tarefa de Diversidade, Equidade e Inclusão do Rotary International. Devido às iniciativas de Zerwes, o CDEI Brasil serve de modelo para outros Rotary Clubs e distritos e tem sido reproduzido no exterior.

“O comitê é um espaço que proporciona integração, educação, conhecimento e esperança para as pessoas”, Anderson afirma. “É um espaço de troca que me fez encontrar meu propósito ao perceber que o projeto tinha sido validado pelas outras pessoas que foram embarcando em nossas iniciativas, participando de nossas ações e sendo relevantes para as comunidades às quais pertencem.”

No dia 4 de abril, o brasileiro e os outros cinco agraciados com o prêmio (leia os perfis deles a seguir) estarão na Fundação Desmond & Leah Tutu, na Cidade do Cabo, na África do Sul, para apresentar seus trabalhos para uma plateia de filantropos, representantes de organizações internacionais e associados ao Rotary.

Fonte: Revista Rotary Brasil