Solidariedade

0
1656

Agenda

São bem mais do que trinta anos de articulista em jornais, esta é uma das minhas jornadas.

E, posso confessar a vocês de que a “tristeza” é o pior tema que existe para abordar, seja em circunstâncias for.

Dói, machuca, deixa-nos cabisbaixos, desolados, contudo, estamos em uma página do Jornal 19 de julho e, a notícia nessas ocasiões exige a nossa abordagem.

Quem dera nestes mais de trinta anos eu pudesse ter vivido por aqui somente com temas alegres e divertidos… quem dera… mas a vida onde vivemos é um mundo de expiações e assim é que caminhamos, para que possamos “consertar” erros de outras tantas existências que já vivemos.

Com outra crônica já pronta para este final de semana, estou agora em frente ao meu computador com a responsabilidade de falar de outro assunto, ou seja, desta grande tragédia no Vale do Taquari, onde cidades inteiras foram dizimadas, como Roca Sales, Muçum e Santa Tereza.

Todos vocês já viram, já leram, já ouviram o que de pior pode ter acontecido com aquela gente.

A intempérie prevista como ciclone extratropical assolou tal região e uma soma assustadora de volume de águas desceu pelos rios e córregos, inundando em muito pouco tempo aquelas cidades.

Conforme centenas de relatos, as pessoas nem tiveram tempo de, se quer, agarrar uma muda de roupas para fugir das águas que subiam rapidamente.

E, por isso, houve inúmeras vítimas fatais, infelizmente.

Não tem como nominar… uma verdadeira tragédia.

Tenho certeza absoluta que, assim comigo, muitos de vocês embargaram a voz e umedeceram seus olhos ao tomar consciência desses acontecimentos, que estão causando um grande sofrimento para toda aquela gente.

Todavia, e para nós, existe um consolo.

A solidariedade.

Bastou uma pequena, todavia por demais importante ação tomada e pelo grande coração de Eduardo Conzatti, e pudemos demonstrar um pouco do nosso carinho para os flagelados da tragédia do Vale do Taquari, colaborando com uma ajuda em alimentos não perecíveis, material de higiene, água e tantos outros itens que para eles é fundamental nesta hora.

Valeu garoto.

A pronta disposição desta atitude nos levou, logo em seguida, a prestar tal colaboração e, foi um pequeno conforto em nossas almas e corações, mesmo que emocionados.

Difícil falar, ou escrever (como queiram)… tenho os olhos marejados…

A nossa solidariedade não termina aqui, pois que, remontar tudo o que eles perderam vai custar ainda muito tempo e, a medida do possível, que a nossa ajuda continue, pois acredito que haverá outros meios para podermos ajudar.

Fica também aqui registrado a ótima impressão que vi “in loco”, no que tange o grande e manifesto sentimento de solidariedade da comunidade encruzilhadense aos nossos irmãos do Vale do Taquari.

Foi um momento de grandeza de todos.
Recebam a Graça de Deus por tudo o que fizeram.

Obrigado, em nome de todos os atingidos pela tragédia no Vale do Taquari e pela total solidariedade que vocês prestaram.

…e que Santa Bárbara sempre nos proteja! Amém.