Com três casos suspeitos da varíola dos macacos, Santa Cruz aguarda resultado dos exames

0
224
Santa Cruz do Sul tem no momento três casos suspeitos da varíola dos macacos (monkeypox). Os exames realizados no município, foram encaminhados pela Secretária de Saúde ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/RS) para comprovação ou descarte dos casos. Ao todo, a pasta informou que já foram nove testes suspeitos, sendo que destes, seis já foram descartados.

O resultado do exame leva, em média, uma semana. O teste realizado em Santa Cruz é feito através da coleta de amostra das lesões ou crostas. Não tendo lesão coletável, é realizada a coleta por meio de swab nasofaríngeo – semelhante ao teste para Covid-19. Feito isso, o exame realizado é encaminhado para o Lacen, em Porto Alegre.

Publicidade

O que acontece com quem é suspeito de ter a doença?

Conforme a Secretaria de Saúde, a pessoa que está com suspeita da doença, fica em isolamento até sair o resultado do exame. Caso o paciente positive, deve ficar afastado por 21 dias, ou, até que a última crosta caia e a pele fique normal.

Para enfrentar a doença, a pasta destacou que Santa Cruz do Sul já conta com um plano de contingência, mesmo sem ter aparecido o primeiro caso suspeito. Até o momento, não há caso positivo da varíola dos macacos no município.

Fonte: Portal Arauto