Mulheres da região terão Centro de Acolhimento em Venâncio Aires

0
301

O Vale do Rio Pardo está mais próximo de ter um Centro Regional de Acolhimento para Mulheres. A Prefeitura de Venâncio Aires encaminhou o projeto na última segunda-feira, dia 10, à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS.

Publicidade

A iniciativa eleita na Consulta Popular 2022/2023 com 4.233 votos, de um total de 13.052 eleitores, foi a segunda mais votada na região. Para a construção do centro foi destinado o valor de R$ 785.714,28, com contrapartida do município, que doou o terreno.

O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), Heitor Álvaro Petry, e a coordenadora regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Vale do Rio Pardo, Salete dos Passos Faber, estiveram com o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas Daniel da Rosa, e com a secretária Deizimara Ana de Souza, para acompanhar a evolução do projeto.

Publicidade

O local vai atender mulheres vítimas de violência doméstica nos municípios da região, sejam elas do interior ou da área urbana, destaca Salete Faber. “A importância desse Centro Regional é que ele vem justamente no momento onde muitas mulheres vítimas de violência doméstica não denunciam o agressor, porque elas não têm para onde ir”, explica. Na região, apenas Santa Cruz do Sul possui uma casa de passagem.

Conforme Salete, após serem acolhidas neste espaço seguro, também com os filhos, essas mulheres terão autonomia e o apoio de uma equipe técnica no recomeço de sua vida. “Penso que toda a região vai ser beneficiada. Porque quando nós falamos de violência doméstica, a responsabilidade não é somente do ente público, e sim de toda a sociedade civil”, comenta.

Execução

O projeto tem previsão de execução de 12 meses e foi elaborado com base no modelo padrão já cadastrado no Ministério da Cidadania, como Abrigo Institucional para Mulheres, uma vez que, assim, poderá receber recursos e se conveniar com a União. A localização do terreno é central, próximo a órgãos de saúde, educação e segurança.

Fonte: Jornal Arauto