Ovelha, vinho, azeite e turismo

0
1321

Agenda

Vamos ver se eu consigo me fazer entender.

Tenho abordado este assunto de turismo em nosso município há muito tempo, pois lá atrás, em idos anos desta minha coluna, já havia percebido que este filão em nossa Serra do Sudeste é um grande manancial de oportunidades.

Empregos, economia, progresso, oportunidades, futuro…

Num primeiro momento, tivemos a carne de ovelha um dos nossos maiores impulsos para alavancar o crescimento do município, principalmente no que tange ao turismo gastronômico…é bem verdade que quando aqui cheguei, lá em 1977, havia sido feito realizada, se não estou enganado, A Festa Nacional do Milho, que também foi um outro momento de oportunidades, mas não houve o devido aproveitamento.

Pois bem, um bom tempo depois, e é o que insistia em dizer, nos restaurantes e churrascarias da Capital do Estado, sempre que vinha um espeto de carne de ovelha, Encruzilhada do Sul era citada.

Também houve a festa da ovelha, mas também não prosperou e caiu no esquecimento, infelizmente.

Naquela oportunidade pode-se observar um grande número de turistas, visitantes da festa e este foi também um índice de aprovação de que a Serra do Sudeste era viável para tais empreendimentos.

Ficou no ostracismo.

Então, vinícolas começaram a se estabelecer aqui, pois estudos davam conta de que o melhor paralelo para o cultivo de uvas estava entre 30° e 35° no Rio Grande do Sul, sendo que Encruzilhada do Sul encontra-se na latitude 30°32’38’’.

Gol! Aliás, gol não, golaço!

Aos poucos foram plantando seus parreirais e, havia uma grande esperança de que tudo se transformasse para melhor, em nosso município, todavia, parece-nos que, afora talvez ao ICMS para o município, os melhoramentos esperados ainda estão em compasso de espera ou em passos lentos.

Contudo, hoje, temos a grata satisfação de que o plantio de oliveiras em Encruzilhada do Sul veio para ficar, definitivamente e, já enquanto ainda está caminhando seus primeiros passos, já tem conquistado prêmios internacionais nos azeites de oliva produzidos aqui.

Que maravilha!

Ainda mais que, muito embora o projeto que esteve por aí dando-nos uma grande expectativa, que era o título de Capital Nacional do Azeite de Oliva, infelizmente não prosperou por falta de embasamento técnico e histórico, todavia, recentemente, através de conhecida parlamentar, aconteceu um grande feito: aprovado na última terça-feira (19) na Assembleia Legislativa do RS o projeto de lei da Dep. Kelly Morais (PL) que torna Encruzilhada do Sul a “Capital Estadual das Oliveiras”.

Capital Estadual das Oliveiras. Olhem só que esplêndido!

Desde já nossos efusivos parabéns a esta parlamentar, pelo trabalho e conquista para Encruzilhada do Sul.

E, deste jeito e a meu ver, este acontecimento deve ser ( se não ficar também no esquecimento) o propulsor magnífico e ideal para que possamos dar o pontapé inicial para um grande projeto, donde as nossas potencialidades venham a ser aproveitadas para o engrandecimento econômico e turístico de nosso município.

Vejam só: temos aí a ovelha, o vinho, o azeite de oliva e, a Serra do Sudeste para alavancar o turismo em nossa região.

São diferenciais inigualáveis e que precisam ser empregados a favor de novos ventos na direção da evolução encruzilhadense.

Pensem nisso…