Projeto de turismo inicia na região

0
308

Mais um projeto está saindo do papel para desenvolver o Turismo da região do Vale do Rio Pardo como polo no Estado. O mesmo é fruto da Consulta Popular 2019/2020, quando foi um dos mais votados e está sob a coordenação do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) e irá abranger 12 municípios.

Publicidade

Denominado “Qualificação e desenvolvimento do turismo no Vale do Rio Pardo”, o projeto teve início esse ano, com o depósito do recurso na conta corrente do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí – CI/Jacuí, que irá executar a proposta, no valor de R$ 355.855,34 com contrapartida de R$ 64.120,80, em janeiro.

Cumprida essa etapa, e após trâmites burocráticos e processo licitatório, foi realizada uma reunião remota, por videoconferência, na última sexta-feira, dia 12 de maio para as apresentações, alinhamento das expectativas e descrição das etapas do projeto com as partes envolvidas: a empresa Amplar Gestão Sustentável, Poços de Caldas (MG), representantes dos 12 municípios contemplados, Corede/VRP e Consórcio.

Este projeto foi desmembrado em dois produtos: “Turismo Rural – Caminhadas da Natureza” e “Aprendendo Turismo nas Escolas Públicas do Vale do Rio Pardo”. O objetivo é capacitar os técnicos para executarem as caminhadas através de metodologia que promova o turismo rural, estruturação de circuitos para caminhadas da natureza, aquisição de estruturas móveis, produção de material de divulgação e informativo, conscientização de preservação do meio ambiente e socialização destes conceitos nas escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios contemplados.

Publicidade

A turismóloga da Associação de Turismo da Região Centro- Serra, que está representado o CI/Jacuí, Paola Katriny Rech, apresentou um relato daquilo que já existe na microrregião em relação a atividades ligadas a Caminhadas da Natureza. Em alguns municípios as atividades ocorrem de forma mais avançada e, em outros, não.

Paola ressaltou que todos têm capacidade e produtos para executar projeto e, em alguns casos, aproximando as diferentes cadeias – tanto a do turismo quanto da agricultura familiar -, oportunidade em que ao final das trilhas é proporcionado um café colonial, por exemplo.  “Queremos estimular os empreendedores rurais a se juntarem conosco nessa atividade, gerando novas oportunidades e valorizado o turismo. Certamente com o incremento de turistas, a região será a grande beneficiada”, disse Paola.

O CI/Jacuí ainda destaca que para o êxito deste projeto precisa do trabalho, empenho, união e da motivação de todos os envolvidos.

Mapeamento

A equipe da Amplar apresentou uma proposta de plano de trabalho, que pretende iniciar pelo mapeamento dos pontos de interesse nos 12 municípios, realização de filmagens e criação de uma rota com identidade visual; qualificação dos agricultores familiares que irão integrar o circuito, realização de seminários personalizados por município, projeção de ações de turismo rural sustentável e pedagógico, além da articulação dos integrantes do grupo. A empresa ainda pretende socializar os conceitos com as escolas públicas dos municípios beneficiados, oportunidade em que os alunos passam a engajar os pontos turísticos em seus municípios.

A ideia da Amplar, conforme Ana Cláudia de Oliveira, é criar a marca Caminhos da Natureza e expandir para o meio digital, com a criação de um espaço nas redes sociais, uma identidade visual, elaboração de um vídeo institucional, criação de mapas, e aplicativos com QRCode para melhorar o acesso a todos os pontos turísticos dos municípios envolvidos. “Esse será um projeto piloto e a intenção é que se expanda para os demais da região”, ressaltou Ana Cláudia. Fazem parte desse projeto os dois consórcios da região (CI/Jacuí e Cisvale), as duas associações de turismo (ATURCSERRA e ATURVARP) e os 12 municípios: Venâncio Aires, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Ibarama, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul, Arroio do Tigre, Tunas, Vale Verde, Passo do Sobrado, Estrela Velha e Santa Cruz do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa