Santa Cruz confirma primeiro caso importado de chikungunya neste ano

0
798

Santa Cruz do Sul confirmou, nessa segunda-feira (22), o primeiro caso importado de chikungunya registrado neste ano. O boletim epidemiológico divulgado pelas autoridades de saúde revelou que, até o momento, não foram registrados casos autóctones da doença no município.

De acordo com os dados apresentados no boletim, na semana epidemiológica 20, são notificadas 1.275 suspeitas de dengue. Do total, 71 casos foram confirmados como positivos, sendo que 43 foram confirmados por laboratório. Além disso, 787 casos foram descartados e 296 ainda estão aguardando resultados.

Publicidade

O destaque do boletim foi a chikungunya. Segundo as autoridades, trata-se de um caso importado de Minas Gerais. Não foram fornecidos detalhes sobre o paciente, como idade, sexo ou condição atual de saúde.

Diante desse cenário, as autoridades de saúde do município reforçam a importância da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Medidas como eliminação de criadouros, uso de repelentes e cuidados para evitar água parada devem ser adotadas pela população, a fim de evitar a propagação dessas doenças.

Fonte: Portal Arauto