Ato na Câmara de Santa Cruz marca a instalação da Frente Parlamentar de Combate a Feminicídios

0
304
A Frente Parlamentar de Combate aos Feminicídios e à Violência Contra as Mulheres da Assembléia Legislativa foi instalada na tarde do último dia 13, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. De acordo com a deputada estadual Kelly Moraes (PL), que preside a frente, a escolha do município para sediar o evento foi simbólica.
“Decidimos fazer a instalação em Santa Cruz por ser um grande polo regional e ter um grande trabalho nessa área. Esta frente parlamentar é mais um espaço para podermos debater sobre o assunto e trazermos à sociedade esse debate. Tenho certeza eu nesse espaço vamos abrir grandes debates, principalmente na nossa região”, destacou a deputada.
Kelly Moraes ainda salientou que os índices assustam e que os feminicídios têm aumentado muito. Atualmente, o Rio Grande do Sul ocupa a terceira colocação do ranking de estados com maior número de feminicídios no Brasil. “É mais um passo para tentar diminuir a violência”, pontuou.
Encruzilhada do Sul estava representada pela vereadora Cristina Boni, pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Elisabeth Silveira da Silveira e pela assessora do vereador Sidnei Nunes, a jovem Biah Azambuja.
Também estiveram presentes diversas autoridades e mulheres ligadas à rede de proteção, como a juíza Josiane Caleffi Estivalet, titular da 1ª Vara Cível de Santa Cruz do Sul; as delegadas Raquel Schneider e Lisandra de Castro de Carvalho, que já foram responsáveis pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Cruz do Sul, Iara Bonfanti, além do ex-deputado Sérgio Moraes e o deputado Federal, Marcelo Moraes, entre outros.
A vereadora de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber (PTB), destacou o foco do mandato nessa pauta e as lutas já superadas. “Não é fácil, mas a gente vai pegando cancha e tornado o papel da mulher muito mais relevante na sociedade em que vivemos”, disse. Reforçou ainda a importância de as mulheres terem representatividade na política. “Quando se coloca mulheres na política é isso aqui que acontece, uma sessão para vira política pública para que acabe a violência contra as mulheres”.
A vereadora Cristina Boni destaca a importância desses encontros não apenas para reforçar o compromisso de todos para diminuir a violência contra as mulheres, mas também para buscar conhecimento para enfrentar os desafios que aparecem diariamente quando acompanhamos casos que acontecem nas comunidades em que estamos inseridos. “Precisamos estar prontos para abraçamos essas mulheres que nos procuram para tentar sair de um círculo de violência”, enfatizou.
Texto: Cristina Boni – Jornalista 7438