Debate sobre a COP 10 vai parar na Expointer

0
255

A programação da Expointer, em Esteio, vai contar com um encontro voltado a promover a fumicultura e debater a Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, que neste ano ocorre no Panamá. Com o tema O tabaco é agro: a expectativa para a COP 10, autoridades e representantes de entidades do setor do tabaco e de municípios produtores protagonizam na próxima quarta-feira (30), mais uma edição do Campo em Debate, na Expointer, em Esteio.

Publicidade

Entre os nomes confirmados para o encontro estão o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke; o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Drescher; o presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AmproTabaco), Vinicius Pegoraro; o gerente executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Giuseppe Lobo; e o presidente da Federação dos Trabalhadores da Indústria do Fumo (Fentifumo) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (STIFA), Gualter Batista Júnior. A mediação será feita pela jornalista Gisele Loeblein.

Saiba mais

O tabaco é produzido por 192 municípios no Rio Grande do Sul. Na última safra, cerca de 65 mil produtores produziram cerca de 300 mil toneladas, o que corresponde à metade de tudo o que é produzido no País. No campo, a produção envolve cerca 290 mil pessoas. Em termos de receita, o tabaco gerou R$ 5 bilhões aos produtores gaúchos, além de 25 mil empregos gerados pela indústria no Estado. É do Porto de Rio Grande que parte 80% do total das exportações da Região Sul do País, montante que chega a US$ 2 bilhões anualmente.

Fonte: MSL Andreoli